Prefeitura Lança cartilha de orientações visando ao fortalecimento e abertura de grêmios estudantis

 Prefeitura Lança cartilha de orientações visando ao fortalecimento e abertura de grêmios estudantis

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação (Semed), recebeu as versões impressas da cartilha “Vozes Estudantis em Lauro de Freitas”. A iniciativa, em parceria com a Secretaria da Juventude do Governo do Estado da Bahia, tem o objetivo de engajar jovens, incentivando o protagonismo juvenil e fortalecendo a gestão democrática nas escolas. O encontro aconteceu nesta quinta-feira (6/2), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.

A cartilha, produzida pelo Núcleo de Apoio aos Grêmios Estudantis (NAGE), ligado à Semed, é resultado das Portarias Municipais nº 43/2023 e nº 044/2023, que instituem diretrizes para a formação de grêmios e líderes de sala. O material inédito no país é voltado principalmente para estudantes do Ensino Fundamental II e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), além de líderes de turma do Fundamental I.

Atualmente, das 18 escolas públicas do município com esse público-alvo, seis já contam com grêmios estudantis bem constituídos e em pleno funcionamento. A expectativa é que a cartilha amplie esse alcance, oferecendo orientações claras e práticas aos estudantes. “Nosso foco é engajar esses jovens e mostrar como eles podem fazer a diferença. A cartilha vai dar um grande salto nesse sentido. Queremos que essa iniciativa inspire a juventude de Lauro de Freitas e de outras regiões”, explicou a secretária da Semed, Tamires Andrade, animada também com a repercussão da cartilha na Secretaria Nacional de Juventude.

O grêmio ainda atua com o compromisso de defender os interesses dos estudantes em parceria democrática com a equipe gestora. Durante o encontro, Nivaldo Millet, coordenador-geral de Políticas Públicas para Juventudes do Estado da Bahia, destacou a importância dessa iniciativa. “A cartilha é um projeto-piloto no Brasil, não há nada semelhante em outros estados. Isso é um marco para a educação pública”, afirmou.

O projeto já chamou a atenção nacional. Segundo Nivaldo Millet, o secretário nacional de Juventude, Ronald Luiz dos Santos, demonstrou interesse em adotar o modelo de Lauro de Freitas como referência para outros estados e municípios.

A cartilha surge como uma ferramenta essencial para fortalecer a gestão democrática nas escolas, um dos pilares do projeto, que valoriza a participação de toda a comunidade escolar — professores, estudantes, pais, direção, equipe pedagógica e funcionários — na tomada de decisões sobre os rumos da instituição.

A distribuição das cartilhas para o público-alvo acontecerá em breve.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.