Prefeitura leva atendimento odontológico às comunidades

 Prefeitura leva atendimento odontológico às comunidades

Há mais de dois anos sem ir ao dentista, a moradora do bairro Vila Mar Edileusa de Jesus, é uma das mais de 300 pessoas beneficiadas na primeira etapa do Projeto ‘Mais Sorriso Perto de Você’, implementado pela Prefeitura de Lauro de Freitas. “Assim que soube vim logo, estou há muito tempo sem tratamento e já sinto um dente doendo”. O atendimento é feito na Unidade Móvel de Saúde Bucal.

O projeto, que busca ampliar a oferta odontológica para a população das localidades com menor cobertura de saúde bucal, atende de segunda a sexta, cada dia em uma localidade diferente. Nesta primeira etapa foram contemplados os moradores do Loteamento Quinta da Glória, Conjunto Residencial Leila Diniz, Comunidade da Guine e Casinhas no Parque São Paulo, Vila Mar e Praça Dodô e Osmar, em Ipitanga.

Os pacientes já receberam aplicação de flúor, orientação sobre higiene bucal e uma escova dentária. O atendimento é agendado um dia da semana em cada comunidade. “O projeto segue até julho quando todos terão o tratamento concluído”, garante a coordenadora geral de Saúde Bucal, Gabriela Borges.

Restauração de resina e amálgama, raspagem periodontal manual e com ultrassom, profilaxia com aplicação de flúor, escovação supervisionada, palestra de saúde bucal, capeamento pulpar, urgências odontológicas e pequenas cirurgias, são os procedimentos realizados durante o tratamento. “Os casos mais complexos serão encaminhados para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), na Itinga”, informa Gabriela.

Estudos comprovam que a saúde bucal tem relação com a saúde geral. As más condições de higiene bucal podem causar doenças, que, por sua vez, podem levar a enfermidades ou agravá-las, principalmente doenças cardiovasculares e diabetes. “Levar o atendimento odontológico para a comunidade é importantíssimo, já que muitas pessoas não têm condições físicas e ou financeiras para irem a um posto odontológico e acabam não dando atenção à saúde da boca”, garante a dentista, Maria Aparecida Garcia.

Em Lauro de Freitas, as 15 Unidades Básicas de Saúde fazem atendimento odontológico. Além desses locais e do CEO, a Prefeitura também mantém consultórios de saúde bucal em parceria com a ACCABEM, com a Associação de Moradores de Pouso Alegre e Rotary do Quingoma.

Jornalista Danilo Magalhães

Foto Danilo Magalhães

ASCOM Prefeitura de Lauro de Freitas

07/05/2019

71 32888371

https://www.laurodefreitas.ba.gov.br/site

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading