Prefeitura marca presença em formação de bombeiros civis fruto de projeto de inclusão social em Lauro de Freitas

 Prefeitura marca presença em formação de bombeiros civis fruto de projeto de inclusão social em Lauro de Freitas

O Projeto de inclusão social Garotos & Cia, da Itinga, formou 35 bombeiros civis na tarde deste domingo (06). Com carga horária de 40h, a qualificação profissional foi ofertada aos alunos de forma gratuita. A cerimônia de certificação ocorreu no salão de eventos da Escola Municipal Solange Coelho, no mesmo bairro.

O curso despertou no formando Tiago Santa Rosa, de 29 anos, a vontade de empreender e ser o seu próprio chefe. O rapaz planeja colocar os conhecimentos em prática ao montar uma empresa em parceria com um amigo. “Esse curso será um divisor de águas na minha vida. Sonho em abrir meu próprio negócio e construir minha carreira com base em tudo o que aprendi aqui”, disse o rapaz.

A qualificação vai agregar e ampliar o leque de possibilidades profissionais da estudante de pedagogia Larissa Santos, de 29 anos, uma das formandas desta tarde. “Todo conhecimento é válido. Nesse momento de desemprego que estamos passando, quanto mais qualificações melhor”, disse.

O presidente da instituição Garotos &Cia, Sérgio Cordeiro contou que a iniciativa vem para somar e ajudar jovens e adultos que estão em busca de qualificação profissional para alcançar a tão sonhada vaga no mercado de trabalho.

A capacitação é um ato de resistência, na avaliação do secretário do Gabinete da Prefeita (Gapre), Lula Maciel. Em seu discurso, o secretário enfatizou que as políticas públicas têm poder transformador na vida das pessoas, sobretudo, daquelas que mais precisam. “Essa formação aqui para o atual momento em que a gente vive é resistência, representa a vitória desse povo. Hoje trago o abraço da companheira Moema Gramacho, prefeita da cidade, que também parabenizou todos vocês”, disse.

Para Manoel Carlos, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Serviços e Inovação Tecnológica – SMDE, a formação será um diferencial no currículo e vai ajudar na requalificação dos alunos no mercado de trabalho. “Diversas empresas vão querer ofertar a oportunidade para pessoas capacitadas a prestar primeiros socorros, manusear extintor de incêndios e outras questões de enfrentamento. Essa qualificação será muito importante para vocês, principalmente nesse período difícil por causa da pandemia. Vocês estão de parabéns pela coragem e por terem chegado até aqui”.

O título representa uma forma de ampliar as oportunidades dos novos profissionais, conforme destacou o titular da Secretaria Municipal de Administração e de Projetos Estratégico (SECAD), Ailton Florêncio. “Ações assim, são fundamentais para termos esperança em dias melhores. Unidos vamos fazer com que esse país volte a ser como antes, com a ampliação das vagas de emprego e com mais políticas públicas para quem mais precisa”, contou.

*Garotos & Cia*

O projeto social assiste 120 crianças e adolescentes laurofreitenses. Eles têm aulas de reforço escolar nos turnos da manhã e tarde, além de aulas de boxe, dança e acesso ao Pão Solidário, em parceria com supermercados e padarias locais, que disponibilizam, toda quinta-feira, seis pães para cada aluno, conforme explicou Sérgio Cordeiro.

Para os adultos, além do curso de bombeiro civil, é ofertado o de cuidador de idosos e agente de portaria. Interessados devem realizar inscrição através do perfil do projeto no Instagram: @projetogarotosecia e WhatsApp 071 99156-0856.

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading