Prefeitura monitora aumento das chuvas e mantém Defesa Civil em alerta

A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Defesa Civil, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Civil e Ordem Pública (SSPLF), segue monitorando continuamente o aumento do volume de chuvas previsto para os próximos dias, em razão de uma frente fria que atinge o estado. De acordo com o setor, até a manhã desta quarta-feira (22/10), não houve registro de ocorrências de desastres no município.
A Defesa Civil Municipal está atuando em regime de prontidão para atender possíveis ocorrências relacionadas ao período chuvoso. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o município está em Nível de Atenção, correspondente ao Alerta Laranja, fase em que há previsão de eventos adversos que podem ou não se concretizar.
Nesta etapa, também é ativado o Plano Municipal de Proteção e Defesa Civil (PMPDEC-LF), que serve como instrumento de preparação para possíveis ações emergenciais. Nas últimas 72 horas, o bairro de Itinga, o mais populoso do município, registrou mais de 100 milímetros (mm) de chuva, segundo dados do pluviômetro instalado na localidade.
Diante desses índices, autoridades municipais permanecem em estado de alerta para uma possível elevação ao Nível de Alerta. A rede de monitoramento de desastres naturais do município conta com seis pluviômetros automáticos instalados estrategicamente nos bairros de Jambeiro, Areia Branca, Itinga, Vida Nova, Portão, Vila Praiana, além de uma Estação Hidrológica no Centro. Todos os equipamentos têm registrado aumento progressivo na precipitação.
Em caso de emergência, a população deve acionar o órgão competente por meio do telefone (71) 3190-5949 ou pelo WhatsApp (71) 3288-8628.