Prefeitura orienta contribuintes após suspensão da cobrança do IPTU 2026

A Prefeitura de Lauro de Freitas suspendeu, por prazo indeterminado, a cobrança do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) de 2026, após identificar algumas inconsistências no lançamento dos carnês. A medida foi anunciada pela prefeita Débora Regis no último domingo (1º/2), garantindo que, após a correção das falhas, os novos lançamentos serão realizados de forma justa, transparente e com respeito à justiça social.

De acordo com a gestão municipal, a suspensão da cobrança bancária dos carnês de IPTU não trará qualquer penalidade aos munícipes, não havendo cobrança de juros, taxas ou correção monetária sobre os valores devidos.

Segundo o titular da Secretaria Municipal da Fazenda (SEFAZ) de Lauro de Freitas, Ricardo Gois, a suspensão não prejudica os contribuintes que já realizaram o pagamento antecipado do IPTU de 2026. “A orientação é aguardar o novo lançamento do imposto e verificar o valor devido”, destacou o gestor, reforçando que todas as medidas estão sendo adotadas com base em critérios de justiça.

“Caso o novo valor lançado seja inferior ao montante já pago, será gerado um crédito para o contribuinte, que será regulamentado pela prefeitura por meio de restituição ou compensação”, frisou Ricardo.

Ainda conforme o secretário, após a regularização do sistema, será mantido o desconto de 15% para pagamento em cota única do IPTU 2026. A Prefeitura de Lauro de Freitas reafirma o compromisso de solucionar a situação com seriedade, agilidade e respeito a todos os cidadãos.