Prefeitura promove capacitação para servidores das unidades de urgência e emergência

 Prefeitura promove capacitação para servidores das unidades de urgência e emergência

Com o objetivo de aprimorar as habilidades dos profissionais no atendimento ao público, a Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESA), está promovendo treinamentos contínuos para os trabalhadores da rede municipal.

Na última quinta-feira (11/9) e sexta-feira (12/9), servidores que atuam como agentes de portaria, recepcionistas e maqueiros das unidades de urgência e emergência participaram de uma capacitação voltada para o atendimento. A formação, realizada em dois turnos na Faculdade Unime, foi fruto de uma parceria entre a Superintendência de Atenção Especializada e o Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS).

O curso teve como tema “Acolhimento, Humanização, Classificação de Risco e Primeiros Passos em uma Parada Cardíaca”, e foi ministrado pelo diretor das urgências e emergências, Maurizio Uchoa. “O nosso compromisso é sempre oferecer um atendimento humanizado e de qualidade, priorizando o bem-estar e a satisfação de quem busca os serviços de saúde em nosso município. A capacitação desses profissionais é um passo essencial para garantir uma assistência eficiente e acolhedora à população”, destacou Maurizio.

Jamile do Carmo, recepcionista do Pronto Atendimento (PA) Nelson Barros, reforçou a importância da iniciativa. “Hoje fomos agraciados com uma capacitação de grande valor, tanto pessoal quanto profissional. Como somos a porta de entrada da unidade, é necessário ter esse olhar sobre nós, para que possamos transmitir aos pacientes um atendimento qualificado”.

A superintendente de Atenção Especializada, Luana Oliveira, também ressaltou o impacto da ação. “Fortalecer a equipe que atua diretamente no acolhimento é essencial para que o paciente se sinta respeitado e bem cuidado desde o primeiro contato com a unidade de saúde. Esse trabalho garante mais eficiência e sensibilidade no atendimento”, afirmou.

Além das técnicas práticas, a formação abordou ainda temas como comunicação eficaz, empatia no atendimento e ética profissional, elementos fundamentais para assegurar um acolhimento de qualidade a todos os usuários do sistema de saúde municipal. Com ações como essa, a Prefeitura de Lauro de Freitas reforça seu compromisso em oferecer atendimento humanizado e eficiente, valorizando os profissionais e garantindo cuidado integral à população.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.