Prefeitura promove meditação terapêutica no CAPS AD em alusão ao Janeiro Branco

Na manhã desta terça-feira (20/1), o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) – Santo Amaro de Ipitanga realizou uma atividade de meditação terapêutica voltada aos usuários da unidade, em alusão à campanha Janeiro Branco, mês dedicado à conscientização sobre a saúde mental. A ação integra a programação da Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e acontece em parceria com o Instituto Janeiro Branco, que ao longo de todo o mês desenvolve diversas ações e atividades no município.
A proposta da atividade foi proporcionar um momento de acolhimento, relaxamento e cuidado emocional, reforçando a importância do autocuidado e do fortalecimento da saúde mental como parte essencial da qualidade de vida.
De acordo com a coordenadora do CAPS AD, Tati Caminha, ações como essa fortalecem o vínculo entre o serviço e os usuários e ampliam o cuidado em saúde mental. “Hoje estamos desenvolvendo a meditação terapêutica, uma prática que contribui diretamente para o bem-estar emocional dos nossos usuários. Durante a atividade, eles conseguem relaxar, imaginar lugares agradáveis e despertar sensações de leveza para o corpo e para a mente. Trabalhar a saúde mental de forma humanizada, acolhedora e sensível é uma prioridade desta gestão, especialmente em um mês tão simbólico como o Janeiro Branco”, destacou.
A atividade contou também com a participação da mobilizadora regional do Instituto Janeiro Branco, Thaiza Vitória, que ressaltou a relevância da parceria com o poder público e o impacto das ações desenvolvidas. “Nosso objetivo é dar projeção nacional ao trabalho que já vem sendo feito, reforçando a importância do autocuidado, mas também da responsabilidade das instituições em desenvolver políticas públicas efetivas. O Janeiro Branco, maior campanha de saúde mental do mundo, genuinamente brasileira e instituída por lei federal em 2023, tem um papel fundamental no combate ao preconceito, que nasce da falta de informação. A conscientização é essencial para que o cuidado aconteça de forma efetiva, com as ferramentas certas”, afirmou.
Entre os participantes, o usuário Jean dos Santos, de 45 anos, morador de Itinga, compartilhou sua experiência com a atividade. “Eu gostei muito desse momento. Me senti como se estivesse no mar, pegando onda. Sou surfista, e a sensação foi muito parecida. Consegui relaxar a mente e o corpo, foi muito bom estar aqui hoje”, relatou.
Após o momento de meditação e relaxamento, os usuários ainda puderam aproveitar um momento de música ao vivo, tornando a manhã ainda mais leve e acolhedora.
A atividade foi prestigiada pela superintendente de Atenção Especializada, Luana Oliveira, e pela diretora da Rede de Atenção à Saúde Mental, Joelma Mendes, reforçando o compromisso da gestão municipal com a promoção da saúde mental e com o fortalecimento da rede de cuidado psicossocial no município.
