Prefeitura promove palestra sobre saúde mental para servidores

Com foco na valorização e no bem-estar emocional dos servidores da Guarda Municipal e dos agentes de trânsito, a Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio das secretarias municipais de Saúde (SESA) e de Mobilidade Urbana (SEMOB), promoveu, nesta quarta-feira (6/8), uma palestra com o tema “Saúde Mental no Ambiente de Trabalho”. O encontro, realizado no auditório da Faculdade UNIME – Campus Lauro de Freitas, teve como objetivo sensibilizar os participantes sobre a importância do cuidado com a saúde mental no exercício das funções públicas, além de incentivar práticas saudáveis no ambiente profissional.
Para Marcela Valente, diretora da Vigilância em Saúde do Trabalhador da SESA, a iniciativa reconhece a vulnerabilidade desses profissionais e a importância de acolhê-los. “Percebemos a necessidade de cuidar de quem atua nas ruas, cuidando de outros, mas que também precisa de atenção. Esses servidores frequentemente apresentam sinais de sobrecarga e exaustão mental. Por isso, oferecer esse suporte é uma forma de prevenção, e informar sobre a importância da saúde mental é essencial, e a Secretaria de Saúde está aqui para apoiar”, destacou.
A palestra foi ministrada pela psicóloga e neuropsicóloga Vanicleia Silva, que abordou o tema sob a perspectiva do autocuidado, com foco na atenção plena. “É preciso estar bem para desempenhar bem qualquer função. Ao promover a saúde, prevenimos o adoecimento. Quando conseguimos manejar nossas questões pessoais, evitamos projetá-las no ambiente de trabalho. Sabemos que o ambiente pode ser estressante, mas, com práticas adequadas à realidade de cada um, é possível reduzir esse impacto e até prevenir doenças”, explicou.
A profissional também reforçou que o autocuidado é necessário e pode incluir práticas simples, como caminhar pela manhã, reservar momentos para meditação, fazer pausas frequentes no trabalho, respirar antes de tomar decisões e, assim, evitar comportamentos inadequados.
Na plateia, o agente de trânsito Leonardo Teles destacou a relevância do evento para a categoria. “Estamos expostos, a todo momento, ao estresse constante e à pressão social. Para que possamos oferecer um atendimento mais humano aos usuários das vias, precisamos estar bem conosco. É muito importante trazer à tona um tema tão presente em nosso cotidiano”, afirmou.
Com dinâmicas em grupo, música e meditação, a palestra teve um tom acolhedor e envolveu todos os presentes. Durante o evento, a superintendente da Atenção Especializada da SESA, Luana Oliveira, responsável por toda a rede de cuidado em saúde mental de Lauro de Freitas, também apresentou os serviços disponíveis. Ela destacou que a gestão municipal conta com uma junta médica composta por diversos profissionais capacitados para oferecer assistência aos servidores. “Os médicos e psicólogos dos nossos CAPS [Centros de Atenção Psicossocial] estão preparados para atender não apenas os servidores, mas também o público em geral que necessita de um atendimento mais específico”, afirmou.
A coordenadora de Educação para o Trânsito da SEMOB, Ana Sara, celebrou o sucesso da ação e enfatizou a importância do tema. “Foi possível desmistificar o preconceito sobre a saúde mental junto ao nosso público-alvo. A categoria precisava disso. Foi pensado, planejado e, hoje, concretizado. Vamos prevenir e cuidar de quem cuida da nossa população”, concluiu.