Prefeitura realiza palestras e dinâmicas educativas na Escola Alfabeto Mágico durante a Semana Nacional do Trânsito

Encerrando as atividades da Semana Nacional do Trânsito, a Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SEMOB), realizou nesta quinta-feira (25/9) uma programação especial na Escola Alfabeto Mágico, no Centro. A ação incluiu palestras do projeto “Motoristas do Futuro”, atividades lúdicas, entrega simbólica de carteiras de habilitação infantil e dinâmicas educativas voltadas à conscientização no trânsito.
A programação faz parte da grade de atividades que celebram a Semana Nacional de Trânsito, prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), e que acontece em todo o país entre os dias 18 e 25 de setembro, com o objetivo de sensibilizar toda a sociedade para a importância de adotar atitudes responsáveis para um trânsito mais humano seguro.
A palestra foi conduzida pela agente de Trânsito Laudelina Pimenta, que utilizou um vídeo educativo em formato de desenho animado para ensinar, de forma acessível, as principais regras de trânsito. Após a exibição, os alunos participaram de uma roda de conversa para compartilhar o que aprenderam, tirar dúvidas e relatar situações vividas no trânsito, inclusive orientações que já passaram para os pais.
O superintendente de Trânsito e Transporte, Dilmar Sacramento, também esteve presente e promoveu uma dinâmica interativa. Na atividade, as crianças foram organizadas em filas de três, representando um carro: o primeiro da fila era o “motorista”, e os demais, os “passageiros”. Com o auxílio de um aplicativo que simula um semáforo, as crianças brincaram de “estátua”, respeitando as cores do sinal, verde para andar, amarelo para atenção e vermelho para parar. A ação reforçou, de forma divertida, a importância de obedecer à sinalização.
Após a dinâmica, o superintendente destacou a relevância da iniciativa. “Esse trabalho que a Prefeitura de Lauro de Freitas, através da SEMOB, está realizando é, além de um dever legal, uma responsabilidade social. As crianças já fazem parte do trânsito, como pedestres e como observadoras. Esse contato com a educação para o trânsito desde cedo pode reduzir futuros sinistros e ajudar a formar uma geração mais consciente e segura”, afirmou Dilmar.
A coordenadora pedagógica Patrícia Costa comemorou a parceria. “A SEMOB trouxe para nossa escola uma abordagem educativa extremamente importante. As crianças ficaram muito interessadas, fizeram muitas perguntas e participaram ativamente. No ano passado, já havíamos solicitado essa ação, e ficamos muito felizes em realizá-la este ano”, destacou.
Ao final da programação, os alunos comentaram sobre os aprendizados. A aluna Manuela Vittoria, de 9 anos, destacou: “Aprendi que a gente precisa sempre usar o cinto de segurança”. Já o colega Henrico Rigaud, de 10 anos, complementou: “Aprendi que temos que parar no sinal vermelho, que os pedestres usam a faixa branca para atravessar e que, para andar de moto precisa de capacete”.
Como parte simbólica da ação, cada criança recebeu uma “carteira de habilitação mirim”, o que gerou entusiasmo entre os pequenos e reforçou a importância do aprendizado de forma lúdica. A ação destacou o compromisso da SEMOB com a formação cidadã desde a infância, promovendo valores de responsabilidade, atenção e respeito no trânsito.