Prefeitura realiza Semana do Empreendedorismo para estudantes do EJA

A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), promoveu a Semana do Empreendedorismo voltada para os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal Pedro Paranhos, em Portão, nesta quarta e quinta-feira (26 e 27/8) com uma programação voltada para incentivar a criatividade, a inovação e a preparação dos estudantes para o mundo do trabalho.
No primeiro dia, a programação trouxe uma bate-papo descontraído com o jornalista e morador do bairro Costa Filho, sobre os desafios do mundo profissional. Na oportunidade, o convidado compartilhou sobre seu sonho de ser jornalista e trabalhar com esporte. Também incentivou os alunos a acreditar que é possível que o jovem periférico pode alcançar aquilo que ele sonha. Além de compartilhar um pouco do seu histórico profissional e responder algumas perguntas.
Mais um momento marcante foi a palestra “O Terror da Entrevista”, ministrada pela psicóloga e mestra em Educação e Contemporaneidade, Magaly Oliveira, que orientou os participantes sobre como vencer a insegurança em processos seletivos e apresentou dicas de comunicação, postura e autoconfiança para entrevistas de emprego. Magaly, também falou sobre o projeto que já acontece desde 2018 realizado pelo corpo docente da escola. E nessa edição de 2025 vem em uma versão mais enxuta, em dois dias, mas com muita importância para a comunidade de Portão.
“A gente reafirma que aqui existem talentos, então sempre começamos com testemunhos de munícipes e de moradores do bairro que foram case de sucesso, e a gente sempre trabalha com empreendedorismo porque a EJA tem particularidades. A educação de jovens e adultos sempre trabalha com pessoas que estão ao mesmo tempo estudando e buscando se qualificar, elas precisam estar no mercado de trabalho. Então nosso objetivo com essa semana do empreendedorismo foi exatamente valorizar os talentos que já existem e que partem daqui, provando que educação de qualidade também faz parte da escola pública”, explicou Magaly.
Uandeson Nunes, de 17 anos, estudante do 9º ano, contou que está aprendendo bastante e escolheu o EJA por conciliar os estudos com o trabalho em uma rede de supermercados da cidade, além do sonho de ingressar no ensino superior. “Agora é focar nos estudos. Quero me formar, fazer faculdade de Informática, ajudar minha mãe, dar uma casa para ela e conquistar um trabalho melhor”, concluiu.
No segundo dia, os estudantes participaram de oficinas práticas, com destaque para a oficina de Educação Financeira, conduzida por Átila Lima, que ensinou estratégias de organização financeira e planejamento para empreendedores iniciantes. E falou um pouco do projeto “Dinheiro Nasce em Árvore”, que nasceu da necessidade de preparar os jovens para o momento em que começam a ter acesso ao próprio dinheiro geralmente após a conclusão do ensino médio profissionalizante e entrada no mercado de trabalho. “Eu entendi que essa é uma fase crítica, onde os jovens ficam muito expostos aos bancos, instituições que às vezes oferecem empréstimos e cartão de crédito e que na maioria das vezes sem conhecimento adequado pode ser uma porta para o endividamento e para dificultar a ascensão financeira, prosperidade e uma vida mais equilibrada”, afirmou Átila.
Já a oficina de tranças, ministrada pela trancista Ninão Fechação, foram apresentadas técnicas e tendências de penteados como oportunidade de geração de renda, além da participação do artista visual e tatuador, ex-aluno do EJA da escola, Jeferson Trigo, que realizou uma intervenção artística trazendo reflexões sobre criatividade e identidade no empreendedorismo.
Segundo a vice-diretora Marta Graziela, a iniciativa teve como objetivo incentivar os alunos a realizarem seus sonhos e estimular o espírito empreendedor, a autonomia e a capacidade de enfrentar desafios, preparando os alunos para oportunidades futuras. “A gente entende que é algo que tem que fazer parte do currículo do EJA voltar para o mercado profissional, por isso a escola Pedro Paranhos, por meio desse projeto capitaneado pela professora Magaly. Nós fazemos questão de todo ano trazer essa Semana do Empreendedorismo e nós aproveitamos para que cada estudante tenha essa oportunidade de tirar suas dúvidas de aprender sobre Recursos Humanos (RH) de aprender a como falar bem em uma entrevista e conhecer outras profissões que podem ser incentivos para os sonhos deles”, finalizou.