Prefeitura recebe visita do SEBRAE para discutir o Programa Cidade Empreendedora

A Prefeitura de Lauro de Freitas recebeu, nesta sexta-feira (4/7), a visita da equipe da Unidade Regional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) para uma reunião voltada ao Programa Cidade Empreendedora. O encontro foi realizado na sede do Centro Administrativo de Lauro de Freitas (CALF). O programa visa impulsionar o desenvolvimento dos municípios por meio da metodologia de Desenvolvimento Econômico Local (DEL), integrando gestão pública e iniciativas de apoio aos pequenos negócios, com foco na geração de emprego, renda e melhoria do ambiente de negócios.
A proposta do SEBRAE visa atuar junto ao poder público como agente facilitador e fomentador, de uma agenda de desenvolvimento e cooperação. “Essa é uma ação que terá um impacto muito positivo para a nossa cidade. Nossa ansiedade é ver começar logo, estamos alinhados neste objetivo que conversa com nosso plano de governo”, explicou Mateus Reis, vice-prefeito e secretário Municipal de Cultura, Lazer, Juventude e Esporte (SECULJE).
Entre os assuntos abordados estiveram o projeto cidade empreendedora, que visa melhorar a ambiência para as empresas já instaladas e para aquelas que desejam vir para Lauro de Freitas; também foi discutida a qualificação dos donos de empresas no município. No escopo do projeto ainda cita os temas: desburocratização, lideranças locais, educação empreendedora, cooperativismo, inovação e sustentabilidade, entre outros eixos.
A ação faz parte da agenda da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Turismo, Inovação Tecnológica, Trabalho e Renda (SEMDET) e contou com a participação de Luana Vitorino, secretária; e de Gervázio Macêdo Filho, subsecretário da pasta, nos diálogos. “Essa ação tem por finalidade atender às demandas da população de maneira eficiente e em favor do progresso econômico do município, da geração de negócios, da atração de investimentos e da geração de emprego e renda, bem como de melhorias nas condições de vida de seus moradores”, defendeu Luana.
Segundo Rogério Cerqueira Teixeira, gerente da Unidade Regional de Salvador, a proposta envolve empresários, comerciantes e a prefeitura. “Nosso objetivo é firmar parceria com a gestão de Lauro de Freitas melhorando a dinâmica dos negócios e também gerando novas oportunidades. Esse encontro busca abordar assuntos em prol dessas temáticas que convergem a gestão e o SEBRAE”, revelou.
Ainda em julho, a Prefeitura dará novos passos para garantir que o programa seja implantado, reafirmando seu compromisso em investir em programas e ações voltados ao interesse público. Também estiveram presentes o titular da Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Urbano Sustentável e de Ordenamento do Uso do Solo (SEDUR), Paulo Meireles; e a chefe de Gabinete, Fátima Barbosa.