Prefeitura reforça prevenção às hepatites virais com ação voltada à equipe de Infraestrutura e Serviços Públicos

No mês de julho, marcado pela campanha Julho Amarelo, a Prefeitura de Lauro de Freitas, através da Secretaria Municipal de Saúde (SESA), reforça a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento das hepatites virais — doenças que afetam diretamente o fígado. Dando continuidade às ações realizadas ao longo do mês, a secretaria, por meio da Vigilância Epidemiológica, promoveu na manhã desta sexta-feira (25/7) uma atividade voltada aos servidores da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, com foco especial para os agentes de Limpeza Urbana.
Profissionais de limpeza urbana estão mais expostos ao risco de contrair hepatites virais devido ao contato com materiais biológicos, como sangue e fluidos corporais, que podem conter os vírus da hepatite B e da hepatite C. A transmissão pode ocorrer em acidentes com objetos perfurocortantes ou por contato com mucosas e pele lesionada.
Durante a ação, os servidores receberam orientações sobre prevenção e puderam realizar testes rápidos para detecção das hepatites virais, sífilis e HIV, além de atualizar a caderneta de vacinação com doses contra hepatite B, tétano e influenza.
Marina Freitas, 39 anos, coordenadora Executiva da pasta, ressaltou a importância da iniciativa. “A vacinação é fundamental para todos, e para os agentes de limpeza ainda mais, pois estão constantemente expostos a riscos biológicos no exercício de suas funções. A prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, teve esse olhar atento e contemplou os agentes com a ação Julho Amarelo. A ação está sendo muito positiva e contou com a adesão em massa dos colaboradores”, afirmou.
Agentes de limpeza também destacaram a relevância da atividade. Luís de Aquino, 49 anos, comentou: “Gostei da atitude. Muito bom e importante para nós que trabalhamos com limpeza”. Sérgio Bonfim de Jesus, de 48 anos, encarregado de Rios e Córregos, completou. “A ação preventiva é muito importante. Esse é o papel da secretaria, cuidando de seus agentes de limpeza e de toda a equipe que trabalha por uma cidade cada vez melhor”.
A superintendente de Vigilância à Saúde da SESA, Selma Turrioni, reforçou que a ação teve como objetivo imunizar os trabalhadores, especialmente aqueles que atuam na limpeza da cidade, devido ao alto risco de contaminação. “Estamos disponibilizando vacinas contra hepatite B, tétano e influenza; além da realização de testes rápidos”, destacou.
Com ações como essa, a prefeitura reafirma seu compromisso com a saúde e o bem-estar dos trabalhadores, reforçando a prevenção como um dos pilares para garantir mais qualidade de vida e segurança a todos os servidores. A iniciativa evidencia a transversalidade entre as secretarias, fortalecendo a integração de esforços para melhor atender a população. Essa ação é um exemplo do cuidado e da prioridade dedicados à saúde dos trabalhadores na gestão da prefeita Débora Regis.