Prefeitura ressalta que processo de contratação de buffet para programas socioassistenciais foi iniciado em 2019, bem antes da pandemia

 Prefeitura ressalta que processo de contratação de buffet para programas socioassistenciais foi iniciado em 2019, bem antes da pandemia

A Prefeitura de Lauro de Freitas informa que o processo de licitação para contratação de buffet pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC) foi iniciado no ano passado (processo administrativo nº 06807/2019), bem antes da pandemia, portanto, e se refere a aquisição de itens alimentícios estabelecida nas políticas de acolhimento do SUAS – Sistema Único de Assistência Social, que atua com os segmentos mais vulneráveis da população.

Os itens serão utilizados em atividades com idosos carentes, crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social e suas famílias, nos equipamentos socioassistenciais do município – Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos –SCFV.

A aquisição desses itens são parte de um conjunto de ações que buscam fortalecer as atividades desenvolvidas pelos equipamentos, com vistas a assegurar ao usuário da assistência social a oferta de experiências socioeducativas, lúdicas, socioculturais, desenvolvidas em rede de núcleos socioeducativos e de convivência para os diversos ciclos de vida, suas características e necessidades.

Entre os serviços executados na Proteção Social Básica estão:

Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF, de execução exclusiva dos CRAS, consistem em trabalho social, de caráter continuado, realizado com famílias em situação de vulnerabilidade e risco social.

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo – SCFV, executado com acompanhamento das equipes dos CRASatua de forma complementar ao PAIF, e visa a prevenir a ocorrência de situações de risco social. Organiza-se de modo a ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolver o sentimento de pertença e de identidade, fortalecer vínculos familiares e incentivar a socialização e a convivência comunitária.

Programa Acessuas Trabalho realiza ações de mobilização, encaminhamento e acompanhamento de pessoas em situação de vulnerabilidade e/ou risco social para acesso a oportunidades de trabalho e emprego.Atualmente o município conta com seis CRAS, um CREAS e 24 grupos do SCFV, onde são desenvolvidas oficinas de teatro, dança, música e outras atividades com jovens de 7 a 17 anos em situação de risco social. As atividades buscam o fortalecimento de vínculos familiares e socialização.

Vale ressaltar ainda que o processo seguiu todos os trâmites legais e formais no que tange a sua instrução e formalização. Informamos também que devido a necessidade de isolamento social, as atividades com grupos estão suspensas temporariamente. Os equipamentos, contudo, estão funcionando normalmente para o atendimento de demandas do COVID-19.

Outro fator a ser destacado é que os recursos que custeiam tal contratação são específicos para cada equipamento/serviço socioassistencial, não são recursos do tesouro municipal.

É lamentável que a pressa em atacar a gestão leve alguns veículos de imprensa a ignorar as mais básicas premissas do bom jornalismo – investigar, checar informações e ouvir o outro lado antes de publicar.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading