Presidente Estadual do PRP convida todos para participarem do Cortejo de 02 de Julho

 Presidente Estadual do PRP convida todos para participarem do Cortejo de 02 de Julho

O segundo semestre, que se iniciará em breve, é tão importante quanto um ano novo, pois começa com o feriado de maior destaque da Bahia, e um dos mais importantes do Brasil: 02 de Julho, Independência da Bahia.

Diante de tamanho evento, a executiva municipal de Salvador junto à executiva estadual, nas pessoas dos presidentes Fabiano Bastos e Alexandre Marques, respectivamente, convidam os candidatos, filiados e amigos do PRP a participar do cortejo de 02 de Julho, em Salvador.

O Partido da Felicidade vai sair com seu grupo em homenagem a todos os grandes heróis baianos que participaram do principal ato de libertação do Brasil, ocorrido em 02 de julho de 1823. O presidente do PRP em Salvador, Fabiano Bastos diz que espera contar com a presença massiva dos perrepistas de Salvador e região metropolitana: “Vamos mostrar a força do nosso partido nas ruas, e defender que, em 2016, o 02 de Julho ganha um novo sentido, porque assim como o povo baiano lutou para se libertar da coroa portuguesa em 1823, agora lutamos para nos libertar da corrupção que tenta dominar o país”, desabafa Bastos.

Os dirigentes dos núcleos estaduais PRP Mulher, Silvia Cerqueira, e PRP Jovem, Jean Santos, também estarão no cortejo de 02 de julho. Eles convidam todos os amigos a marcar presença na festa. Quem também estende o convite aos soteropolitanos são os dirigentes do PRP Mulher e do PRP Jovem de Salvador. Destacando a força da mulher na política, Silvia Cerqueira lembra que grandes mulheres tiveram papel definitivo na Independência da Bahia, como Maria Quitéria e a freira Joana Angélica.

Segundo Fabiano Bastos, no dia 02 de julho, os candidatos, filiados e amigos do PRP devem se reunir no ponto de concentração do Posto de Gasolina da Lapinha, às 7h da manhã. A partir dai o grupo do PRP vai acompanhar o desfile do cortejo da Independência da Bahia.

Um pouco de história

A independência do Brasil foi declarada em 07 de setembro de 1822, mas foi somente em 02 de julho de 1823 que as últimas tropas de Portugal foram expulsas do país, no dia em que marcou a emancipação da Bahia.

A independência da Bahia teve um papel fundamental para a libertação do Brasil do jugo da coroa portuguesa.  Em todo o Estado da Bahia, oficiais militares e parte da população formaram grupos de resistência que faziam manifestações. Neste contexto, o Recôncavo teve grande destaque nos combates, com a participação da heroína Maria Quitéria que, em trajes de homem, e com mais cinco mulheres desconhecidas lutaram no exército dos “periquitos”, por uma Bahia e um Brasil independente.

Até hoje o cortejo de 02 de julho reproduz o mesmo trajeto que a tropa libertadora brasileira fez ao entrar na Cidade do Salvador, em 1823, e representando o povo brasileiro, traz o símbolo do Caboclo e da Cabocla.

Devida a grande importância, a data foi instituída como histórica no calendário das efemérides nacionais, e em 2006, foi oficialmente reconhecida pelo Estado, através do IPAC, como um Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia. Com informações PRP/BAHIA.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading