Primeira edição do Projeto Histórias Empreendedoras fortalece espírito inovador e potencial econômico de Camaçari

Camaçari conecta e inspira. Dentro dessa perspectiva, na noite desta quinta-feira (18), o palco do Teatro Cidade do Saber (TCS) se transformou em um cenário de sonhos, troca, resistência e inovação, através da primeira edição do Projeto Histórias Empreendedoras – Jornada de Negócios. A iniciativa, promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), marca o início de um novo ciclo no ecossistema empreendedor da cidade.
Idealizado dentro do Programa Acelera Camaçari – Hub de Negócios, o evento celebrou trajetórias e também lançou sementes de futuro. Durante duas horas de interação e conteúdo, o público presente foi conduzido por relatos reais de superação, ancestralidade e propósito.
No centro do palco, abrindo os caminhos dessa jornada, estava Rita Batista — comunicadora, radialista, escritora e apresentadora. A soteropolitana, neta de Arlindo – pioneiro no setor farmacêutico de Camaçari –, trouxe uma narrativa potente, atravessada por ancestralidade, afeto e pertencimento, embasada pela força filosófica africana do ubuntu – que significa “eu sou porque nós somos”.
“Não se constrói um negócio apenas com metas e planilhas. O que move tudo é gente, afeto, propósito, memória. E eu tenho muitas memórias aqui em Camaçari. O sangue empreendedor da minha família começou aqui. Lembro do lema ‘trabalho e paz’, que permeava minha casa. Eu passava as férias nessa cidade. Meu avô, pai da minha mãe, tinha uma farmácia ali na Gleba C. Foi maravilhoso compartilhar minhas histórias nessa noite em que construímos algo muito maior do que negócios. Aqui, foi possível cultivar legados”, afirmou Rita.
Presente no evento, a vice-prefeita Pastora Déa Santos falou sobre o compromisso com o fortalecimento da economia criativa, da inovação e do empreendedorismo local. “Camaçari é terra de talento e de trabalho. E o nosso papel, enquanto gestão pública, é criar caminhos para que essas histórias possam se expandir. Esse é um dos muitos outros projetos que estão chegando para beneficiar os empreendedores da nossa cidade”, disse.
A titular da Sedec, Adriana Marcele, celebrou a potência dos encontros e a importância de ouvir quem constrói, no dia a dia, os seus próprios caminhos. “Cada empreendedor tem uma história que merece ser contada. E nós, que cuidamos do pequeno, do médio e do grande empreendedor, acreditamos que ouvir histórias é um ato transformador. O que estamos fazendo aqui é conectar talentos e visões que deram muito certo, para inspirar e fazer com que todos possam crescer juntos”, afirmou a secretária.
O evento também deu voz a quem está na linha de frente da economia local, como Juranildes Araújo, empreendedora e presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Camaçari e Região (Sicomércio). Ela integrou o time de palestrantes ao lado de Pablo Toledo, diretor de Comunicação e Branding da BYD.
“Essa troca e interatividade com as pessoas em geral, e com outros empreendedores, é uma maneira de fortalecer o psicológico, tão afetado na sociedade atual. Contar a minha história – eu, que comecei empreendendo no Centro Comercial de Camaçari, na feira – foi revigorante. Reacende a esperança de muitos para não desistir, para afirmar que é possível”, endossou Juranildes Araújo.
Entre o público, o sentimento era de representatividade. As amigas Stefanie Borges, 25 anos, Rosana Salles, 32 anos, e Yanca Viana, 27 anos, atuam no ramo de estética e beleza. “Eu me vi ali, em alguns relatos contados no palco. Não tenho um grande negócio agora, estou começando, mas nada impede que, no futuro, esteja vivendo essa realidade”, iniciou Yanca.
“Tenho seis anos atuando nessa área de beleza. Tem altos e baixos, como toda profissão. Mas acredito que participar desse evento hoje me relembrou que nós, pequenos empreendedores, também fazemos a cidade girar”, compartilhou Rosana Salles, moradora do Verde Horizontes.
Na sequência, Stefanie Borges acrescentou a relevância da figura de Rita Batista nessa primeira edição. “Rita é um exemplo de superação. Ela é comunicadora e empreendedora da sua vida, de uma carreira de sucesso, conquistada com muita dedicação e empenho, como vimos hoje. Me senti extremamente representada, até por ser alguém próxima, da nossa capital baiana, pertinho de Camaçari”, finalizou a jovem moradora da Piaçaveira.
O Projeto Histórias Empreendedoras – Jornada de Negócios acontece em parceria com o CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina e com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A iniciativa terá mais duas edições até o fim do ano, abrangendo também a orla, com novos convidados e temáticas voltadas ao crescimento do empreendedorismo local.
“O Acelera Camaçari vem inovando, trazendo este e outros projetos que envolvem palestras e consultorias, e que permitem vez e voz às mulheres – como o Tríade da Mulher Empreendedora, que já, já estará em execução. Ou seja, estamos com uma agenda lotada, em parceria com a Prefeitura de Camaçari, para contribuir com o desenvolvimento da cidade”, destacou Daniel Santana, analista do Sebrae.
Foto: Patrick Abreu