Primeiro dia de folia termina com reduções de furtos, roubos e lesões corporais
As quedas levam em consideração os índices computados em 2020, último ano de Carnaval antes da pandemia.
O primeiro dia do Carnaval 2023 foi encerrado com reduções de mais de 55% dos crimes contra o patrimônio (furtos e roubos) e de 84% das lesões corporais. Os dados foram apresentados pelo secretário Marcelo Werner, na manhã sexta-feira (17), durante reunião de avaliação no Quartel dos Aflitos.
Na quinta-feira de Carnaval foi computada apenas uma lesão corporal leve, contra 13 registradas no primeiro dia da folia em 2020.
Já os roubos caíram 22,2%, sendo contabilizados quatro casos a menos que no mesmo dia da última folia. Os furtos acompanharam a tendência de queda com -59,2% (menos 106 furtos).
Um homem procurado por prática de roubo também foi alcançado com o auxílio do Sistema de Reconhecimento Facial próximo ao circuito Osmar. Ele acabou capturado.
O secretário Werner também frisou o empenho das equipes do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa(DHPP), para alcançar os responsáveis por um crime contra a vida e duas tentativas registradas na festa.
Cerca de 70 objetos que poderiam ser utilizados como armas foram retirados das áreas da festa, entre ele facas, peixeiras e chaves de fenda.
Corpo de Bombeiros
O Corpo de Bombeiros realizou 95 atendimentos pré-hospitalares, um aumento de mais de 92% em relação a última folia.
“Lembramos aos foliões que façam refeições leves, usem calçados e roupas confortáveis e se hidratem para evitar que passem mal durante a celebração. Nossos profissionais estão atentos no circuito”, frisou Werner.
O CBM também executou 124 ações preventivas na noite de ontem.