julho 03, 2022

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Procon de Lauro de Freitas conclui “Operação Pet Shop 2022” com três autos de infração

Procon de Lauro de Freitas conclui “Operação Pet Shop 2022” com três autos de infração

Na manhã desta sexta-feira (20), os fiscais da Unidade de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Lauro de Freitas concluíram a “Operação Petshop 2022”. A ação busca garantir a correta precificação, peso, armazenamento, rotulagem e condições sanitárias dos produtos e serviços voltados para pets na cidade. Foram realizadas 35 visitas, três autos de infração, um auto de constatação pelo descumprimento da legislação e nenhuma interdição. 

Nessas vistorias, o Procon realiza dois procedimentos: o auto de constatação, quando a irregularidade é possível de ser resolvida rapidamente; e o auto de infração, quando a irregularidade está prejudicando o consumidor, sem chances de regularização, sendo necessário o pagamento de multas. 

De acordo com o agente de fiscalização Alemias Soares, uma das principais reclamações dos consumidores é a ausência de informações visíveis sobre o prazo de validade dos produtos. “Os comerciantes colocam os produtos em promoção, mas não avisam que a data de validade está próxima. Essa informação também precisa ser exposta. Caso não seja, identificamos uma irregularidade, que pode gerar transtornos para a população. Outra situação muito comum também é a cobrança de taxa extra para compras no cartão, sem um aviso prévio e exposição. Quem passar por situações assim, deve denunciar, enviar fotos, para que a gente verifique. Nosso papel é sempre proteger o consumidor”, disse.

Tadeu Meira, 59 anos, morador do Recreio Ipitanga, estava em um dos estabelecimentos vistoriados. Ele aproveitou para elogiar a ação e parabenizar a equipe. “Acho importantíssimo ter essa fiscalização, pois muitas lojas vendem produtos vencidos e estragados. Produtos que podem fazer mal para o nosso animal.  Eu tenho uma cadela de 10 anos, que cuido com todo carinho e amor, sempre atento à saúde e boa alimentação. Então valorizo muito esta ação, para evitar que eu ou qualquer outro tutor seja enganado e prejudicado”, avaliou.

Caso o consumidor se sinta lesado, deve procurar o Procon de Lauro de Freitas e fazer sua denúncia, por meio do telefone: (71) 3288-8919 e nos seguintes e-mails: [email protected]laurodefreitas.ba.gov.br ou [email protected]ba.gov.br

 

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