Procon Municipal de Lauro de Freitas completa um ano de funcionamento com 85% das reclamações solucionadas

 Procon Municipal de Lauro de Freitas completa um ano de funcionamento com 85% das reclamações solucionadas

A unidade de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON) de Lauro de Freitas completou um ano de funcionamento com mais de 1.400 atendimentos realizados. Do total de 884 reclamações recebidas, mais de 85% dos casos tiveram resolutividade imediata. Apenas 14,37% tornaram-se processo administrativo. Inaugurado em 4 de outubro de 2018, o Procon realiza ações educativas, fiscalizações e notificações, além da orientação sobre direitos e deveres a consumidores e fornecedores.

De acordo com Gleydson Faleiro, coordenador do Procon Municipal, o desempenho do órgão é acompanhado periodicamente através de dados do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec). “Graças a este monitoramento podemos aprimorar a prestação dos nossos serviços. Em um ano de funcionamento tivemos um crescimento exponencial. Os próprios consumidores atendidos têm indicado os nossos serviços para mais pessoas”, ressaltou.

Lauro de Freitas foi o primeiro município da Região Metropolitana (RMS) a municipalizar o serviço de proteção e defesa do consumidor. A estrutura de funcionamento do Procon Municipal é composta por coordenação geral, diretoria de atendimento, fiscalização e julgamento, serviço de protocolo, recebimento de documentos e abertura de processos.

O órgão municipal fica localizado no Empresarial Torre Business, próximo ao Hospital Menandro de Faria. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Além dos contatos pelo telefone 71 3288-8919 e e-mail (denunciaproconlf@gmail.com), o público também pode fazer denúncias através do site (laurodefreitas.ba.gov.br/procon/). No portal, o usuário cadastrado consegue fazer o registro de reclamações, anexar imagens e documentos, e acompanhar o atendimento por meio de número de protocolo.

Pesquisa de Satisfação

O Procon Municipal de Lauro de Freitas realizou uma pesquisa de satisfação com os consumidores atendidos entre maio e setembro deste ano.  Sobre como avalia o atendimento do órgão, 92,68% dos entrevistados responderam a opção “ótimo” e 7,32% consideram o atendimento “bom”. Para o tempo de espera, 73,33% (ótimo), 23,33% (bom) e 3,33% (regular). Todos os participantes disseram que indicariam o Procon para amigos e parentes.

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