Procon revela quais sites ficar longe durante a Black Friday 2016

A Black Friday Brasil 2016 ocorre na próxima sexta-feira (25) e tem como principal atrativo descontos de até 80%. No entanto, existem sites de e-commerce que aproveitam a situação para enganar os consumidores com descontos falsos, cancelamento da compra sem justificativa, fretes com preços abusivos, entre outros problemas. O Procon divulgou uma atualizada lista com mais de 500 lojas virtuais para manter distância, especialmente durante o maior evento de varejo do ano que se aproxima.

O órgão leva em consideração diversos aspectos antes de incluir lojas virtuais na lista de e-commerce a ser evitado. Em primeiro lugar, a instituição recebe as denúncias de consumidores e, com base nisso, comunica o ocorrido à loja. Caso o estabelecimento não se pronuncie sobre a reclamação ou não seja encontrado, o site entra na lista de lojas perigosas — que é permanente e se mantém atualizada.

O órgão adotou medidas que vão além do online para combater preços abusivos. Durante os dias 24 e 25, fiscais estarão na rua, supervisionando shoppings, supermercados, entre outros. Além disso, alguns produtos dos principais sites de e-commerce estão sendo monitorados desde setembro para deixar o consumidor ciente se há maquiagem de desconto.

Outro site que já esta fazendo o monitoramento de preços é o Reclame Aqui, referência em reclamações online e que acompanha o evento de compras.

Confira a lista, atualizada pela última vez no dia 10 de novembro, completa no link ao lado (sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php).

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading