Proerd forma 274 alunos da rede municipal de Lauro de Freitas

Estudantes da Rede Pública Municipal de Ensino do município participaram da cerimônia de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), realizado pela Polícia Militar da Bahia em parceria com a Prefeitura de Lauro de Freitas e a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), nesta sexta-feira (5/12), no Centro Estadual de Educação Profissional em Tecnologia, Informação e Comunicação (CEEPTIC). A iniciativa, que há mais de dez anos integra o cotidiano escolar da cidade, tem como objetivo fortalecer a educação preventiva, orientar crianças e adolescentes sobre riscos relacionados ao uso de drogas e estimular escolhas seguras e responsáveis.
Ao longo do ano letivo, o Proerd atuou em quatro escolas municipais das regiões de Itinga e do Centro de Lauro de Freitas, formando 274 alunos do 5º ano, série considerada estratégica no programa por marcar a transição das crianças para o Ensino Fundamental II. A metodologia foi desenvolvida em 12 encontros semanais, com lições sobre tomada de decisão, prevenção ao bullying, controle emocional e estratégias para dizer não a situações de risco. A formatura marca o encerramento das atividades realizadas no primeiro e no segundo semestre de 2025.
A secretária de Educação, Tamires Andrade, participou da solenidade e parabenizou os alunos, destacando a relevância pedagógica e social do programa. “O Proerd soma à formação cidadã dos nossos estudantes, fortalecendo valores, autonomia e segurança emocional. É um programa que transforma vidas e contribui diretamente para um futuro mais consciente e protegido para nossas crianças”, declarou.
A instrutora do Proerd e integrante da Polícia Militar, sargento Lesley Carneiro, destacou o impacto positivo do programa no município e a ampliação prevista para 2026. “A gente só tem saldo positivo. Desenvolvemos esse programa em Lauro de Freitas há mais de 10 anos e, em 2025, fizemos uma parceria maravilhosa com as unidades da 81ª e 52ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM). Nossa intenção é ampliar ainda mais essa atuação e, quem sabe, chegar ao final do próximo ano com mil alunos formados pelo Proerd”, afirmou.
Ela também reforçou a importância de trabalhar com as turmas do 5º ano, justamente por estarem em fase de mudança entre ciclos escolares. “É uma fase de transição importante, e o Proerd prepara esses estudantes para um novo momento, fortalecendo autonomia, responsabilidade e consciência emocional”, completou.
Entre os alunos formados estava Pedro Santana Pires, de 10 anos, vencedor do concurso de redação do programa. Ele compartilhou sua experiência. “Aprendi sobre cigarros, drogas, bebidas e que a gente não pode se misturar com pessoas erradas. Na redação, contei que o cigarro faz mal ao pulmão, que a bebida causa problemas no corpo e que as drogas prejudicam o cérebro. Também ganhei uma bicicleta e estou muito feliz”, comemorou.
Compondo a mesa de autoridades, esteve presente a diretora do Departamento de Prevenção da SEMED, Edicleuse Sena, responsável pela articulação do Proerd nas escolas. “O Proerd integra a política municipal de prevenção e combate às drogas por meio da educação. Trabalhamos juntos para levar às salas de aula orientações fundamentais, para que nossas crianças saibam dizer não, não apenas às drogas lícitas e ilícitas, mas também a comportamentos de risco, situações de violência e tentativas de aliciamento”, afirmou.
Neste ciclo, participaram quatro unidades: Vila Praiana, Dom Avelar, Vovó Ciça e Enock Amaral. Para 2026, a SEMED e a Polícia Militar preveem a expansão do programa com a chegada de novos instrutores. O objetivo é ampliar significativamente o alcance do Proerd, garantindo que mais escolas e estudantes sejam beneficiados.
