Professores de São Francisco do Conde iniciam Curso de Aperfeiçoamento em Educação Étnico-Racial

O Curso de Aperfeiçoamento em Educação das Relações Étnico-Raciais: Afrobrasilidade e Africanidades, promovido pela UNILAB, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (SEDUC) de São Francisco do Conde, teve início no último sábado, 7 de junho, no município. A iniciativa reuniu mais de 90 professores da rede municipal com o intuito de aprofundar os conhecimentos e práticas relacionados à implementação da Lei nº 10.639/2003.
O curso será realizado em 6 módulos, no formato híbrido. Além das aulas, contará com oficinas práticas e terá duração de 06 meses.
O primeiro dia do curso teve como foco os Fundamentos Históricos e Sociológicos das Questões Étnico-Raciais. A professora Renata Rodrigues e o professor Marcos André conduziram as discussões, partindo das experiências pessoais e profissionais dos participantes, a fim de que fossem discutidos e esclarecidos conceitos relacionados às questões étnico-raciais e como estes vêm sendo abordados no contexto da sala de aula e da sociedade. Além dos debates sobre os desafios históricos, o curso também trouxe à tona experiências bem-sucedidas na aplicação da Lei nº 10.639/2003. O papel do Movimento Negro Unificador também foi abordado e durante a explanação, os professores destacaram que, historicamente, a posição do negro na sociedade tem passado por três momentos marcantes: o apagamento, a culpabilização e o conflito.