Professores e estudantes são orientados sobre seletivas dos projetos de arte e cultura

 Professores e estudantes são orientados sobre seletivas dos projetos de arte e cultura

A Secretaria da Educação do Estado promoveu, nesta última quarta-feira (13), uma videoconferência no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, para orientar os professores e gestores sobre as próximas etapas dos projetos de arte e cultura desenvolvidos nas escolas. Com o tema ‘Os distintos saberes e fazeres artísticos e culturais na rede estadual de ensino’, a videoconferência foi transmitida para os Núcleos Regionais de Educação (NRE).

Até 5 de agosto, os estudantes da rede estadual participam da seletiva escolar dos projetos, apresentando suas criações por meio de festivais, saraus e mostras. Os selecionados nesta etapa seguem para as seletivas por Núcleo Regional de Educação, de onde sairão os classificados para a culminância dos projetos, que acontece durante o Encontro Estudantil, em Salvador. Este ano, 1.165 unidades escolares aderiram aos projetos.

A coordenadora dos Projetos Intersetoriais da Secretaria da Educação do Estado, Nide Nobre, destaca a importância da mobilização da fase escolar, enfatizando que “esses projetos artísticos estão fundamentadas em noções educacionais modernas já desenvolvidas por Anísio Teixeira, que completaria agora em julho 116 anos”.

Na videoconferência foram debatidas também questões relativas à educação, à cultura, às artes visuais, ao teatro, ao cinema e às artes literárias, além do aprofundamento do debate sobre projetos artísticos como o Festival Anual da Canção Estudantil (Face), Tempos de Arte Literária (TAL), Artes Visuais Estudantis (AVE), Educação Patrimonial e Artística (EPA), Mostra de Dança Estudantil (Dance), Produção de Vídeos Estudantis (Prove), Encontro de Canto Coral Estudantil (Encante) e o Festival Estudantil de Teatro (Feste).

Experiências

No evento, o professor Luiz Freire, da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (Ufba) , falou sobre ‘Os sentidos da arte e sua abordagem na educação formal’ e a comunicóloga, com especialidade em Teatro, Kátia Letícia Santos, ministrou palestra sobre Técnica Teatral.

Já o estudante de Filosofia da Ufba Darlon Silva, ex-participante do TAL, apresentou sua experiência no projeto e abordou o ‘Festival em suas diversas linguagens como arte política’. Ele também fez uma homenagem ao poeta, compositor, cantor e improvisador brasileiro Antônio Gonçalves da Silva, conhecido como Patativa de Assaré.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading