Profissionais de saúde de Lauro de Freitas reforçam métodos que identificam a hanseníase

 Profissionais de saúde de Lauro de Freitas reforçam métodos que identificam a hanseníase

Enfermeiros, médicos e fisioterapeutas da Rede Municipal de Saúde de Lauro de Freitas participaram, nesta terça-feira (15), da qualificação em manejo clínico e prevenção de incapacidade em hanseníase. Profissionais debateram na faculdade Unime, formas de identificação da doença infecciosa crônica e curável, que acomete principalmente a pele e os nervos. O encontro foi promovido pela Vigilância Epidemiológica (VIEP) do município.

Para Margarida Déa Souza, enfermeira responsável pelo programa de tuberculose e hanseníase de Lauro de Freitas, o encontro com profissionais de saúde foca na capacitação de identificação precoce da doença. “São estas três profissões que mais podem identificar um caso de hanseníase quando em um atendimento comum da área. O município tem apresentado um índice considerado de pessoas infectadas e por isso estamos reforçando o debate sobre a hanseníase”, explicou.

A doença é causada por infecção com a bactéria “Mycobacterium leprae” e também pode afetar os olhos, o nariz e outras partes do corpo. Os sintomas incluem: manchas avermelhadas, amarronzadas ou esbranquiçadas, sem sensibilidade ao toque, ao calor e à dor; caroços e inchaços no corpo; áreas com diminuição de pelos e suor; além de dormência e fraqueza nas mãos e nos pés. Pessoas de ambos os sexos e de qualquer idade estão predispostas à infecção. O tratamento é feito com auxílio médico.

Sobre identificação da doença, a coordenadora de enfermagem do Pronto Atendimento de Areia Branca, Flavia Prazeres, destaca que é essencial estar alerta aos sinais para evitar a evolução da infecção para formas mais grave. “Como trabalho em um PA, posso identificar um caso e encaminhar para a rede de saúde onde a pessoa com a suspeita pode realizar exames para o diagnóstico”, completou.

Entre o debate de manejo clínico e prevenção de incapacidades, participantes tiveram acesso aos dados da situação epidemiológica no Brasil, Bahia e Região Metropolitana. Informações sobre o Grupo de Autocuidado também foram passadas. A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) fez parte da facilitação do evento.

Jornalista Laerte Santana

Foto Danilo Magalhães

ASCOM Prefeitura de Lauro de Freitas

15/10/2019

71 3288 8371

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading