Programa Jorge Novis Itinerante atendeu 296 moradores do Habitacional Dona Lindu neste sábado

 Programa Jorge Novis Itinerante atendeu 296 moradores do Habitacional Dona Lindu neste sábado

Moradora do Conjunto Habitacional Dona Lindú, na Itinga, Priscila Santos saiu de casa na manhã deste sábado (03), para consulta agendada com médico clínico. Assim como a jovem de 27 anos, outras quase 300 pessoas da mesma localidade foram atendidas no Programa “O Jorge vai até você”, implementado pelo Hospital Municipal Dia Jorge Novis (HMJN), que levou para a comunidade exames preventivos ginecológico, ecocardiograma, Raio X, ultrassonografia e consulta com médico proctologista.

O secretário municipal de Saúde (Sesa), Vidigal Cafezeiro, explica que para facilitar o acesso aos exames um veículo foi disponibilizado para levar os pacientes da Unidade de Saúde do Parque São Paulo, onde aconteceu a mobilização, até o HMJN onde são realizados os exames mais complexos.

“Nós trazemos os procedimentos do Hospital para perto da comunidade. A partir destes atendimentos avaliamos a necessidade de outras intervenções e os pacientes já saem desta ação com seus encaminhamentos”, explicou ele ressaltando com esta é a segunda localidade que recebe o programa, a primeira foi o Quingoma.

Segundo a coordenadora executiva da Sesa, Elisa Daltro, o Jorge Novis Itinerante atua em locais com maior necessidade. “Nós verificamos uma procura menor dos procedimentos do HMJN nas localidades mais distantes da unidade. Então, o diretor do Hospital, Rogério Medrado, elaborou esse programa para atender as regiões sem cobertura e com baixa frequência “, disse.

De acordo com a coordenadora, os procedimentos cirúrgicos mais procurados no Jorge Novis Itinerante são laqueadura de trompas, vasectomia, hérnias e retirada de cistos da pele. “Quando realizamos a ação, médicos clínicos, através das consultas, verificam a necessidade de cada paciente que já sae do mutirão com seu encaminhamento”, pontuou.

Os exames são entregues na USF. A próxima edição do Jorge Novis Itinerante acontecerá para os moradores do Residencial Brisas, também na Itinga. “O programa é rotativo e percorrerá outros bairros do município”, enfatizou Elisa.

Jornalista Giovanna Reyner

Foto Edgard Copque

ASCOM/PMLF

03/08/2019

tel: 3288 – 8371

www.laurodefreitas.ba.gov.br

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading