Projeto “Lauro Verde” transforma ponto de lixo no bairro de Itinga em espaço socioambiental

 Projeto “Lauro Verde” transforma ponto de lixo no bairro de Itinga em espaço socioambiental

 

Por alguns anos, a moradora Simone Soares insistiu para que a vizinhança da Rua Paulo Pinheiro, no bairro de Itinga, contribuísse com a organização do descarte de lixo do local em que mora. Mas foi nesta semana que o ponto de coleta mal utilizado da sua rua ganhou revitalização executada pelo projeto intersetorial “Lauro Verde” da Prefeitura Municipal.

A transformação do ambiente, antes utilizado para descarte irregular de lixo e entulho, contou com pintura de parede, instalação de horta vertical com mudas de plantas medicinais, coletores seletivos para vidro, papel, plástico e metal, além de um quadro de madeira com a marca “Lauro Verde”, símbolo do projeto que defende o conceito “Cuidando da nossa casa, cuidamos do planeta”.

Simone Soares se voluntariou para cuidar do espaço e incentivar os moradores da Rua a manter o ponto bem organizado. “Esta é uma ação maravilhosa, porque quando se amontoava muito lixo acabava atraindo ratos e outros bichos peçonhentos. Muitas pessoas já falaram comigo para procurar órgãos e tentar organizar aqui e agora apareceu esse projeto. Esperamos que todos façam o descarte consciente e no horário em que o carro passa para não ficar acumulando”, observou.

Durante a execução do projeto também foi realizado um momento de educação ambiental com carro de som e distribuição de material informativo com dicas de desenvolvimento sustentável. Uma delas explica a teoria dos 5 Rs, constituída por cinco ações que visam a redução de impactos humanos negativos no planeta: repensar, reduzir, reaproveitar, reciclar e recusar.

A Rua Paulo Pinheiro foi o primeiro lugar contemplado pelo projeto. A próxima ação será realizada na Rua do Sossego, também em Itinga. “Lauro Verde” é um projeto transversal entre as Secretarias de Administração Municipal (SECAD), por meio da Superintendência de Projetos Estratégicos, de Serviços Públicos (SESP), de Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos (SEMARH), de Infraestrutura (SEINFRA), e a Superintendência das Administrações Regionais.    

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading