Projeto resgata legado de Dandara e Zumbi dos Palmares
Viabilizado por meio do edital Novembro Negro, da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Estado (Sepromi), mais um projeto foi realizado em Salvador, com programação que se encerrou neste último domingo (29) – o seminário ‘Bráfica em nós: Vida Dandaras, vida Zumbi’, organizado pela Associação Cultural “Os Negões”. As atividades, iniciadas no sábado (28), aconteceram na sede do Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra (CDCN), no Centro Histórico, contanto com a participação dos segmentos de juventude e mulheres negras, artistas, músicos, estudantes e religiosos de matriz africana. Os debates têm como foco o combate ao racismo, o resgate da trajetória de luta da população negra no Brasil, entre outras discussões.
A titular da Sepromi, Fabya Reis, destacou o esforço do Governo do Estado na manutenção da política de editais permanentes, fundamentais para execução de projetos que, segundo ela, somarão ao trabalho pela promoção das ações afirmativas na Bahia. “Ações como esta comprovam a importância da parceria com as organizações comprometidas com a luta pela garantia de direitos, fazendo chegar as políticas de promoção da igualdade racial nos nosso territórios”. Ele ressaltou ainda a interiorização do edital, que foi lançado em 2016 e tem apoiado iniciativas em pelo menos seis municípios baianos, para além da Região Metropolitana de Salvador (RMS).
De acordo com secretária, “a Sepromi completa, este ano, a caminhada de 10 anos de instituída, efetivando o combate ao racismo e à intolerância religiosa, também articulando as políticas reparatórias e de desenvolvimento dos povos e comunidades tradicionais. No cumprimento das nossas missões também temos feito o resgate da memória e dos legados de heroínas e heróis negros, a exemplo de Dandara e Zumbi dos Palmares, evidenciados neste projeto. Inspiram e renovam os ideais de democracia e liberdade. Estado e sociedade civil constroem, assim, parcerias para superação dos desafios deste processo”.
Para o presidente da Associação Cultural Os Negões, Paulo Roberto do Nascimento, a juventude é fundamental nesta jornada, no sentido de dar continuidade às lutas daqueles que os antecederam. “Nosso seminário propaga e reforça principalmente a imagem de Dandara, que, ao lado de Zumbi dos Palmares, não se rendeu. Morreu pela libertação do povo negro. A entidade prevê, até o final do encontro, promover atividades diversas, a exemplo de palestras, exposições, exibição de entrevistas e documentários, intervenções artísticas, além de ações de fomento ao empreendedorismo negro.
Edital Novembro Negro
No total, foram apoiadas 12 organizações da sociedade civil, para o desenvolvimento de projetos do mês da consciência negra, com investimento total de R$ 300 mil. Os municípios contemplados são Salvador, Camaçari, Capim Grosso, Irecê, Cícero Dantas, Buerarema, Conceição de Coité e Iraquara. Esta edição teve como tema ‘As Lutas de Dandara e Zumbi pela Promoção da Igualdade Racial’, trazendo personalidades históricas como referências da resistência dos negros escravizados no País.