Projeto “Viva Melhor Sabendo Jovem” chega a Lauro de Freitas para testagem rápida de HIV

 Projeto “Viva Melhor Sabendo Jovem” chega a Lauro de Freitas para testagem rápida de HIV

O acolhimento, espontaneidade e leveza dos jovens voluntários do Projeto Viva Melhor Sabendo Jovem são as estratégias usadas para atrair outros jovens e adolescentes na faixa etária de 15 a 24 anos ao acesso as informações sobre prevenção e autocuidado, através da realização de testagem rápida de HIV. A ação, prevista para acontecer em Lauro de Freitas na próxima Parada Gay do Centro, é uma iniciativa do Unicef, implementado pelo GAPA Bahia, UNAIDS. Em Lauro de Freitas recebe o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa).

O consultor do Unicef, Javier Angonda, explica que o projeto se estrutura a partir de mobilizações, comunicação e da realização de intervenções na unidade móvel de saúde, onde são ofertados testes de fluído oral anti-HIV, gratuitamente, além da distribuição de insumos de prevenção. “Os testes são realizados extramuros, entre pares, por agentes jovens de prevenção capacitados”, disse Angonda. Ele chamou atenção para a necessidade de realizar o exame. “Esta é a chave para o diagnóstico precoce, uma importante ferramenta de prevenção combinada, que propicia o início imediato do tratamento e, no longo prazo, a qualidade de vida para as pessoas que vivem com vírus”, alertou.

Para o coordenador do programa municipal IST/HIV/Aids e Hepatites Virais da Sesa, Franklin Silva, a parceria é mais uma ação destinada a reforçar o enfrentamento do HIV/Aids no munícipio, tendo esta faixa etária como público prioritário. “O diferencial é que as testagens e aconselhamento serão executados por jovens especialmente capacitados para atuar no projeto. Muitas vezes, o jovem não se sente à vontade de procurar uma unidade de saúde tradicional, onde a interlocução será, desde o início, com um profissional de saúde. O projeto permite que o primeiro contato do jovem seja com alguém com idade próxima a dele, especialmente capacitado para fazer essa abordagem e orientá-lo, encaminhando ao serviço de saúde, quando for o caso”, frisa o coordenador.

De acordo com a coordenadora executiva do GAPA Bahia, Gladys Almeida, o projeto inicialmente era realizado apenas na capital, mas se estenderá a outras cidades da Região Metropolitana. “Lauro de Freitas foi escolhida pela questão epidemiológica”, frisou. Para realizar as atividades previstas, adolescentes e jovens inscritos no projeto tiveram a primeira formação sobre Prevenção as IST/HIV/Aids e Hepatites Virais, (redução de riscos; testagem/diagnósticos oportunos; adesão e tratamento).

Teste oral garante mais de 99% dos resultados corretos

Em Lauro de Freitas, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), realiza o teste rápido para HIV, sífilis e hepatites em ações itinerantes e na própria unidade localizada na Avenida Renato Cunha. Os profissionais do equipamento coletam uma gota de sangue do paciente que em contato com o reagente identifica, em poucos minutos, a presença do vírus no organismo.

Durante a execução do Projeto Viva Melhor Sabendo Jovem, os jovens e adolescentes realizarão o diagnóstico da infecção pelo HIV através da análise da saliva. “A saliva das pessoas infectadas pelo vírus apresentam anticorpos da classe IgG (mecanismos de defesa contra o vírus) que deixam o exame positivo”, explica Franklin.

O exame garante mais de 99% de resultados corretos e a janela imunológica estimada pode ser de até três meses (tempo entre a possível infecção e o exame vir positivo). Dessa forma, as pessoas que fizerem um exame em um curto espaço de tempo e que vierem com exame negativo, devem repetir o teste após três meses de uma exposição de risco para o contagio do HIV.

Jornalista Giovanna Reyner

Foto Giovanna Reyner

ASCOM/PMLF

01/08/2019

Tel.: 3288 – 8371

www.laurodefreitas.ba.gov.br

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading