Prouni oferece cerca de 22 mil bolsas na Bahia; inscrições vão até quinta (1º)

 Prouni oferece cerca de 22 mil bolsas na Bahia; inscrições vão até quinta (1º)

Os estudantes baianos que desejam ingressar em uma instituição particular de ensino superior, mas não têm condições de custear os valores da matrícula e mensalidades, têm até quinta-feira (1º) para se inscrever no Programa Universidade para Todos (Prouni). Com 21.905 bolsas parciais e integrais distribuídas entre 47 instituições do estado, a Bahia é o quinto estado com maior quantidade de vagas do país.

Por meio do programa, é possível concorrer a 16.711 bolsas integrais e 5.194 bolsas parciais. Para a primeira modalidade de bolsa, o candidato precisa comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário-mínimo (R$2.118). Para a segunda modalidade, é necessário ter renda mensal, por pessoa, de até três salários-mínimos (R$4.236).

Neste ano, o Prouni recebeu um aumento no número de vagas para os cursos de graduação em Direito e Medicina. Aqueles que escolherem o curso de Direito poderão tentar concorrer a vagas em 25 municípios do estado. Dentre eles, está Salvador, que tem bolsas parciais e integrais em 11 instituições, sendo elas: Estácio Bahia, UniRuy Wyden, UNIFTC, Unirb (Caminho das Árvores e Patamares), Faculdade Anhanguera Unime, Faculdade Baiana de Direito, Faculdade Castro Alves, Faculdade Diplomata, Universidade Católica do Salvador e Unifacs.

Na expectativa para decidir seu futuro, a estudante Layla Raisa, de 18 anos, escolheu Direito como primeira opção do Prouni e do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Apesar de gostar da ideia de obter uma graduação pela universiidade federal, ela conta que deve optar por uma instuição particular de ensino caso seja aprovada.

“Pelo Prouni, eu me candidatei para a Universidade Católica para a Faculdade Baiana de Direito. Dependendo da bolsa que eu conseguir, se for integral, pretendo me matricular, pois atualmente estou no meu primeiro emprego de carteira assinada. Caso tenha aprovação em alguma faculdade pública, por ser turno integral, teria que sair do trabalho, o que no momento não seria o mais viável para mim”, afirma.

Já para Medicina, Salvador tem oferta apenas de bolsas integrais distribuídas entre duas instituições, sendo elas a Zarns Salvador e a Unifacs. Na Zarns, estão disponíveis 22 vagas, sendo 17 para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, duas para pessoas com deficiência (PCD) e três para ampla concorrência. Na Unifacs, são 19 vagas, sendo 15 para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, duas para pessoas com deficiência (PCD) e duas para ampla concorrência.

A capital baiana também conta com disponibilidade de bolsas para 180 cursos. Dentre eles, estão os cursos de Administração, Artes Visuais, Ciência de Dados, Educação Física, Design, Gastronomia, Engenharia Elétrica, Investigação Forense e Criminal, Marketing, Manutenção de Aeronaves, Sistemas de Informação, Pedagogia, Odontologia, Gestão Comercial, Desenvolvimento para Web, Filosofia e mais.

O processo seletivo do Prouni tem uma única etapa de inscrição, que é feita exclusivamente pela internet, na página do Prouni. O resultado será divulgado em duas chamadas, sendo a primeira prevista para o dia 6 de fevereiro e a segunda para o dia 27 do mesmo mês.

A cada chamada, os candidatos pré-selecionados têm um prazo para comparecer à instituição de ensino e apresentar os documentos que comprovem as informações prestadas na ficha de inscrição. Para certificar-se da veracidade das informações prestadas, a instituição pode pedir ao estudante outros documentos que julgar necessário.

Ao final das duas chamadas, o candidato pode manifestar interesse em participar da lista de espera do Prouni. As bolsas eventualmente não preenchidas nas duas chamadas serão ocupadas pelos estudantes participantes da lista de espera que comprovarem as informações prestadas na ficha de inscrição.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading