PSB coloca janeiro como prazo para definição de Joaquim Barbosa
O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, colocou um prazo até janeiro para o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa se definir sobre a a filiação ao partido e uma eventual candidatura a presidente.
“A princípio, não teremos candidato à presidência. A conversa com Joaquim está no contexto de uma série de conversas que estamos processando agora com PDT, PCdoB, Podemos, Rede […] Ele nos procurou. Tivemos uma segunda conversa. Não tem definição se será ou não [candidato] e se vai se filiar ao partido, mas ele admite essa hipótese. Eu pessoalmente sou defensor de uma candidatura própria”, afirmou, nesta segunda-feira (11), em entrevista coletiva.
Barbosa se reuniu nesta segunda com deputados federais da legenda. Segundo o Estadão, ele discutiu o cenário político-eleitoral e admitiu que cogita ser candidato a presidente e prometeu anunciar uma decisão até março do próximo ano, prazo final exigido pela legislação eleitoral para que ele se filie a um partido político para poder participar da disputa.
No mesmo evento, Siqueira foi questionado sobre a possibilidade de o ex-ministro Aldo Rebelo, recém-filiado ao PSB, ser candidato ao Planalto pela sigla.
“O Aldo, quando entrou no partido, tivemos três conversas. Ele disse: ‘Entro sem condicionamento. Sou soldado do partido’. Não sei se passa pela cabeça dele ser candidato. Se passa, ele não nos disse”, declarou o dirigente.