PT baiano minimiza apoio de petistas a Lídice da Mata

 PT baiano minimiza apoio de petistas a Lídice da Mata

O presidente estadual do PT, Everaldo Anunciação, disse que a decisão sobre a chapa não cabe à executiva nacional do partido

Os vídeos em que os senadores Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT,  Lindbergh Farias (PT) e Humberto Costa (PT) declaram apoio à senadora Lídice da Mata (PSB) repercutiram entre os baianos. Os petistas pedem a presença dela na chapa majoritária do governador Rui Costa (PT). O presidente estadual da legenda, Everaldo Anunciação, minimizou a repercussão e disse que a decisão não cabe à executiva nacional do partido e nem “aos senadores”. “O PT tem o entendimento de que os nomes da chapa são Rui Costa e Jaques Wagner. Se me pedissem para gravar um vídeo, só teria elogios a Lídice. Mas a decisão será tomada pelo PT baiano, não pela executiva nacional ou pelos senadores”, declarou. Everaldo também comentou a polêmica declaração deputada estadual Fabíola Mansur (PSB), que em discurso afirmou que a exclusão de Lídice da chapa seria um “feminicídio político”.

“Precisamos ter cuidado. A presença da mulher na política deve ser buscada a todo instante. A gente não deve se basear apenas pela cota de 30%. Mas não tem que ser imposição, e sim uma conquista. Em 2010, defendemos Lídice e César Borges na chapa. [Walter] Pinheiro só entrou quando César Borges desistiu. Agora estamos em outra realidade, e isso tem que ser discutido”, analisou. Durante a plenária promovida por Lídice anteontem, o vídeo de Gleisi foi um dos que mais repercutiu entre os presentes. “Em todos os momentos que tivemos difíceis nos últimos anos, a Lídice esteve presente. Contra ao impeachment, contra a reforma trabalhista, batalhamos contra a reforma da previdência. É uma honra muito grande ter você como companheira e colega no senado”, disse a senadora.

Os petistas baianos, no entanto evitam se posicionar sobre o apoio ou não à candidatura de Lídice da Mata ao Senado na chapa de Rui. “Eu não me manifesto. Claro que a senadora Lídice tem muitas qualidades, mas estou esperando uma decisão do PT. Tenho que ajudar a dar a melhor solução possível”, disse o deputado Afonso Florence à Tribuna. Sabe-se, no entanto, que internamente grande parte dos petistas prefere que Lídice esteja na chapa.

Senadora também é apoiada por Lula

Na saída da sessão plenária, anteontem, Lídice chegou a dizer aos jornalistas que conta com o apoio do ex-presidente Lula para ser candidata oficial na chapa de Rui. Segundo ela, o líder petista teria se manifestado quando ela e a comitiva de senadores o visitaram na Polícia Federal, em Curitiba, na semana passada. “Essa é a opinião dele”, assegurou.

Atualmente, Jaques Wagner e o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Angelo Coronel (PSD), são apontados como favoritos para serem os dois candidatos ao Senado. A escolha de Rui movimentou os pessebistas, que estão em campanha pela candidatura da presidente estadual da legenda. Como a Tribuna já informou, a articulação da campanha tenta fazer com que ela desista de se lançar ao pleito na majoritária e afirma que dará apoio se ela quiser ser deputada federal.

Oficialmente, Lídice mantém o discurso de que mantém conversas com o governador a respeito do assunto. “As conversas, como ele [Rui] anunciou, não são definitivas. Não tive nenhuma conversa mais definitiva com Rui que não fosse exploração dos cenários. Tenho com outras pessoas próximas ao governador, mas pretendo ter o mais rápido possível com ele”.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading