PT mais forte e presente nas lutas de Salvador, avalia Robinson Almeida após eleição de Ana Carolina para presidência do diretório municipal

Deputado afirma que nova presidenta simboliza retomada do protagonismo petista na capital baiana com compromisso nas lutas sociais, diálogo com os territórios e “enfrentamento ao neocarlismo”
O deputado estadual Robinson Almeida (PT) comemorou, nesta segunda-feira (7), o resultado das eleições internas do Partido dos Trabalhadores (PED) em Salvador, que confirmaram a vitória de Ana Carolina para a presidência do diretório municipal com 75% dos votos válidos. A votação aconteceu no domingo (6) e mobilizou milhares de filiados e filiadas na capital baiana, em um processo que Robinson classificou como expressão da vitalidade democrática da legenda. Ana Carolina teve 2.611 dos 3.664 votos totais — a maior votação da história do PT em Salvador, num processo eleitoral interno avaliado como o mais mobilizado da história do Partido dos Trabalhadores na capital.
Segundo o parlamentar, a eleição de Ana Carolina marca um novo momento para o PT na capital, reposicionando o partido como força protagonista nas lutas sociais, na articulação com os territórios e na disputa política com o grupo que governa a cidade há mais de uma década.
“Com Ana Carolina à frente, o PT ganha direção política e capacidade de diálogo com os movimentos sociais, com a juventude e com os trabalhadores e trabalhadoras de Salvador. É uma liderança comprometida com o projeto do presidente Lula e do governador Jerônimo Rodrigues, mas, acima de tudo, com o povo da capital”, afirmou Robinson.
Para o deputado, o PED reafirma a necessidade de reestruturação partidária a partir das bases, com o fortalecimento das zonais e da escuta ativa nas periferias e bairros populares. Ele defende que, com a nova direção, o PT retoma sua centralidade no debate urbano e se credencia para apresentar uma alternativa real ao atual modelo de gestão, que classificou como “excludente e submisso aos interesses políticos de ACM Neto e seus aliados”.
“A Prefeitura de Salvador foi transformada em um balcão de indicações, onde o orçamento público é usado para sustentar acordos políticos, abrigando lideranças do interior, em detrimento das reais necessidades da população da capital. Esse modelo precisa ser enfrentado com coragem, com um projeto de cidade que tenha como prioridade a justiça social, a inclusão e o direito à cidade”, enfatizou o petista.
O parlamentar destacou ainda a trajetória política da nova presidenta do partido:
“Nesse momento de grandes desafios, Ana Carolina assume a presidência pra liderar uma recuperação do protagonismo do PT na capital. Confio na sua capacidade política de unificar o partido e com várias mãos construir um projeto alternativo do PT para Salvador”, declarou.
“Ao lado dos movimentos sociais, com o pé nas lutas e nas comunidades, disputando as narrativas da cidade na comunicação e nas redes sociais, teremos uma mulher aguerrida, humana e capaz. Na defesa dos legados positivos do presidente Lula e do governador Jerônimo teremos mais uma voz qualificada e corajosa”, acrescentou Robinson, para enfatizar. “O PT vai construir mais um capítulo vitorioso no Brasil, na Bahia e em Salvador na gestão presidida por Ana Carolina. Eu não soltarei a mão dela”.
Robinson Almeida também frisou que o resultado do PED em Salvador é estratégico para o enfrentamento eleitoral em 2028, quando o PT pretende ampliar sua representação institucional — atualmente limitada a uma única vereadora (Marta Rodrigues), e disputar a prefeitura da capital.
— Estamos organizando o PT para voltar a ser uma referência na capital baiana, como já foi em outras épocas. Com Ana Carolina, o partido terá direção, presença nas ruas e um projeto de cidade construído junto com o povo. Estamos reposicionando o PT para estar onde sempre foi chamado a estar: do lado do povo, das lutas sociais e da construção de uma Salvador mais justa — finalizou o deputado.