Receita Federal apreende celulares e roupas de marca com estudante no aeroporto de Salvador
A Receita Federal apreendeu 30 celulares e uma mala com roupas de marcas reconhecidas durante uma operação no Aeroporto Internacional de Salvador.
Segundo o órgão, a proprietária dos materiais é uma estudante que não teve o nome divulgado. Ela veio em um voo de São Paulo e não possuía as notas fiscais dos produtos. Os celulares eram usados e estavam sem os acessórios, o que levantou a suspeita de serem roubados.
A mercadoria foi retida pela Receita Federal e, caso não seja comprovada a regular importação, será encaminhada para perdimento, em que não há possibilidade de reaver os bens com o pagamento dos tributos devidos.
A suspeita de receptação de produtos roubados será investigada pela polícia.
OPERAÇÃO CÉU AZUL
No período pré-carnaval, de 21 a 23 de fevereiro, a Receita Federal e as polícias Federal e Civil realizam operação conjunta de combate ao tráfico no aeroporto de Salvador. Os órgãos farão a fiscalização de voos domésticos, com o objetivo de combater a entrada de drogas, armas e contrabando no estado. Também integram a operação o Departamento de Polícia Técnica e a Coordenação de Operações Especiais.
A análise e seleção de voos a serem fiscalizados foi feita pela Receita Federal, com foco na repressão ao contrabando e descaminho.
Para as mercadorias com importação irregular encontradas, será aplicado o procedimento administrativo de perdimento. Também será realizada representação para fins penais, para responsabilizar criminalmente, por contrabando ou descaminho, o proprietário da mercadoria.