Reconhecimento Facial da SSP já resulta em 3.800 prisões na Bahia

 Reconhecimento Facial da SSP já resulta em 3.800 prisões na Bahia

A Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP) alcançou a marca de 3.800 foragidos da Justiça capturados com o apoio do Sistema de Reconhecimento Facial, tecnologia em operação desde 2019 em Salvador e em mais de 80 municípios do interior e da Região Metropolitana.

Somente em 2025, já foram presos 1.414 criminosos, número superior ao registrado durante todo o ano de 2024, quando ocorreram 1.131 capturas. Entre os detidos neste ano, 22% respondiam por roubo, seguidos por homicídio (13%), tráfico de drogas (10%), além de crimes como estupro (6%), furto (3%) e porte ilegal de arma de fogo (2%).

A tecnologia também tem sido utilizada em grandes eventos da Bahia, como Carnaval, Micareta e festas juninas. No último Carnaval de Salvador, por exemplo, 55 criminosos foram identificados e presos nos Portais de Abordagem. Na Micareta de Feira foram 13 capturas, nos festejos juninos 26 e no Festival Virada Salvador mais quatro suspeitos localizados.

Entre as prisões mais recentes, registradas nesta terça-feira (26), está a de um foragido em Itabuna, procurado por violência contra a mulher, localizado pelas câmeras inteligentes da SSP. Já em Paulo Afonso, a Polícia Militar prendeu um homem procurado por homicídio após ele ser identificado ao passar por um ponto monitorado.

O Sistema de Reconhecimento Facial da SSP consolidou-se como uma das principais ferramentas de segurança pública no estado, contribuindo de forma decisiva para a retirada de criminosos de circulação e para o fortalecimento das ações policiais em diferentes regiões da Bahia.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.