Reconstrução do SUAS é o centro do debate da 14º Conferência Municipal de Assistência Social de Lauro de Freitas

 Reconstrução do SUAS é o centro do debate da 14º Conferência Municipal de Assistência Social de Lauro de Freitas

Com o tema “Reconstrução do SUAS: o SUAS que temos e o SUAS que queremos!”, a 14º Conferência Municipal de Assistência Social foi aberta em Lauro de Freitas, nesta quinta-feira (10). O primeiro dia contou com a leitura e aprovação do regimento interno, mesa institucional e palestra magna, além da apresentação musical do Quarteto de Cordas do Núcleo NEOJIBA do município. A conferência será finalizada nesta sexta-feira (11), com a discussão de eixos temáticos e votação de propostas. 

A 14º Conferência Municipal de Assistência Social de Lauro de Freitas foi presidida pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC). O evento tem a finalidade de avaliar e definir diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social: o SUAS. Durante a conferência também são eleitos os delegados que vão representar o município na etapa Estadual. 

Na mesa institucional, o vice-prefeito Vidigal Cafezeiro destacou que o SUAS representa um novo modelo de organização da assistência social brasileira e que precisa ser ainda mais fortalecido. “Uma sociedade justa só pode ser com direitos iguais. Por isso, esta conferência é um momento extremamente importante, para ouvirmos as críticas e deliberarmos propostas que vão contribuir para o aperfeiçoamento do SUAS”, disse.  

Dentro da temática da 14º Conferência foram definidos os seguintes eixos de debates: financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromisso; qualificação e estruturação das instâncias de controle social; potencialização da participação social no SUAS; universalização do acesso da oferta dos serviços e direitos no SUAS; e benefícios socioassistenciais e o direito à garantia de renda como proteção social na reconfiguração do SUAS. 

Para Tito Coelho, secretário municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, a conferência é uma instância de avaliação política. “Este é um momento importante para o município de Lauro de Freitas nas construções das políticas da assistência social. Um espaço para avaliarmos e propormos melhorias sociais, com perspectiva de desenvolvimento”, frisou.  

Na mesma linha de pensamento, o presidente do CMAS, Antônio Birne, declarou a abertura do evento ao lado da vice-presidenta, Elaine Amorin. “A conferência tem a incumbência de levar para a sociedade o debate acalorado, dedicado em propor melhorias para a política de assistência social. Nosso objetivo é traçar metas para o povo brasileiro, na reconstrução do SUAS”, ressaltou.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.