Reestruturação, fortalecimento e expansão de serviços marcam primeiros seis meses de gestão da Saúde em Camaçari

 Reestruturação, fortalecimento e expansão de serviços marcam primeiros seis meses de gestão da Saúde em Camaçari

Os primeiros seis meses da atual gestão da Secretaria de Saúde de Camaçari (Sesau) têm sido marcados por um esforço contínuo de reconstrução, reorganização e expansão dos serviços. A pasta vem se dedicando à reestruturação do sistema municipal de saúde, devolvendo dignidade ao atendimento, além de promover avanços importantes para a população.

É o que destacou a secretária Rosangela Almeida, ao descrever como caótico o cenário encontrado ao assumir a administração. “Encontramos uma saúde totalmente desorganizada, com vários serviços suspensos, sem contratos, sem estoques de medicações e profissionais desmotivados. Ao longo deste tempo, procuramos focar na reorganização. Apesar das estruturas precárias, reabrimos todas as unidades e recompomos as equipes”, destacou a secretária.

Entre as ações do período, está a retomada dos atendimentos no Multicentro de Monte Gordo e na Policlínica de Camaçari, com a oferta de especialidades médicas e exames, em destaque, neste último, em procedimentos como endoscopia digestiva alta e colonoscopia. No mesmo ritmo de reestruturação, foi reativado o Serviço de Transporte ao Usuário (STU), com a volta do call center e a aquisição de uma nova van, viabilizada por emenda parlamentar.

A ampliação da frota também foi reforçada com a chegada de duas novas ambulâncias por meio do Governo do Estado, sendo uma delas equipada como Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Móvel — um importante reforço para as urgências do município. Outro ponto alto do semestre foi a descentralização da regulação, agora presente com reguladores nas 42 unidades da Atenção Primária, tornando o acesso à saúde mais ágil e próximo da população.

Na ponta do cuidado, as ações itinerantes com oferta de ultrassonografias, ampliação do atendimento odontológico 24h com o serviço disponibilizado na UPA dos Phocs e os novos kits odontológicos recebidos também marcaram o período. Além disso, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) passou a funcionar aos sábados e a realizar procedimentos como frenectomia, somando-se a serviços especializados em estomatologia, odontopediatria e atendimento a pessoas com deficiência.

Outro destaque é o Programa de Complementação Alimentar (PCA), que beneficia 690 usuários — entre crianças que recebem fórmulas infantis e adultos em acompanhamento com suplementos nutricionais e enterais. O impacto é mensurável: mensalmente, são distribuídas cerca de 2.500 latas de fórmulas infantis, 1.400 de suplementos para adultos e 900 litros de suplementos enterais.

Na área de prevenção, o município alcançou um resultado expressivo na Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza: um aumento de 78% no número de vacinados no Dia D, em comparação com 2023. Essa conquista, fruto de uma mobilização estratégica, rendeu a Camaçari o reconhecimento como “Município Amigo da Vacina”.

Outras iniciativas incluem o Programa de Rastreamento do Câncer de Mama do Governo do Estado — com 1.212 mamografias realizadas na primeira fase, na sede e orla, e 298 mulheres atendidas com exames complementares na segunda etapa.

A Sesau também tem promovido a saúde pública animal, com descentralização de testes de leishmaniose e destaque para as castrações gratuitas de cães e gatos, já iniciadas.

Um marco importante foi a reativação do Programa Melhor em Casa, que havia sido desabilitado em novembro do ano anterior. “Reiniciamos o programa Melhor em Casa, que havia sido suspenso. Então, colocamos o atendimento domiciliar de volta para as pessoas que precisam”, pontuou Rosangela.

A titular da Sesau também destaca o compromisso com os serviços especializados. “Estamos trabalhando com afinco com os prestadores de serviços para atender em tomografias, oftalmologia e laboratório. Estamos reequipando as farmácias das unidades e vamos ampliar e melhorar cada vez mais para dar acesso à saúde com mais dignidade”, enfatizou.

Na infraestrutura, os avanços incluem a realocação da sede do Núcleo de Atenção ao Transtorno do Espectro Autista (Natea) Orla, agora mais acessível e com espaços para atendimentos individualizados, e a abertura da USF Piaçaveira após reforma estrutural, a primeira das unidades da Atenção Básica que serão requalificadas. O Odontomóvel também voltou a atender após qualificação e já está realizando a serviço da população.

Camaçari se destacou ainda no cenário nacional ao ser um dos cinco municípios brasileiros — e o único do Nordeste — selecionado para o projeto-piloto “Unidade Amiga de Adolescentes”, uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com a OPAS. A ação foi implementada na USF Nova Vitória, envolvendo adolescentes e servidores na construção de um ambiente mais acolhedor para o público jovem.

No horizonte da saúde pública, grandes investimentos estão em curso. As obras da Policlínica Regional de Saúde — a primeira do Brasil dentro do novo PAC — seguem avançando, com recursos de mais de R$ 24,4 milhões provenientes dos governos federal e estadual. Também foi assinada a ordem de serviço para a ampliação e modernização do Hospital Geral de Camaçari (HGC), além da autorização para a construção da nova UPA de Vila de Abrantes e da elaboração do projeto para a UPA de Monte Gordo.

“Vamos também construir quatro novas UBSs, para as quais já estamos na fase de identificação e documentação dos terrenos. Ainda teremos um Centro Especializado em Reabilitação IV (Cer IV) e um Centro de Atenção Psicossocial (Caps)”, finaliza Rosangela Almeida.

Foto: Juliano Sarraf, Patrick Abreu e Everaldo Paixão

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.