Reforma deve levar 4 milhões de brasileiros a recorrer à previdência privada

 Reforma deve levar 4 milhões de brasileiros a recorrer à previdência privada

A reforma da Previdência, que deve ter o aval do Senado nos próximos meses, deve levar 4 milhões de brasileiros  recorrer à previdência privada, de acordo com reportagem do jornal “O Globo” de hoje (11).

Estimativa da consultoria especializada Mercer aponta que a alteração nas regras de aposentadoria deve levar, em cinco anos, a um aumento de 25% no número de pessoas que investem na previdência complementar. O número de adesões deve subir de 16 milhões para 20 milhões, contabilizando planos abertos e fechados, como os de fundos de pensão de estatais e do setor público.

O volume de recursos investidos nos planos abertos deve crescer 17% entre 2019 e 2020, batendo R$ 1 trilhão, conforme projeção do Santander.

Há ainda outros fatores que favorecem o crescimento do mercado de previdência privada: a queda dos juros básicos da economia e a crescente competição entre gestores, fintechs, bancos e seguradoras.

As instituições devem, com o novo cenário, reduzir taxas e oferecer fundos mais agressivos, para atrair um novo público.

A reportagem aponta que já há sinais de aceleração. No Santander, o volume médio mensal captado para planos de previdência aumentou duas vezes desde o ano passado, para R$ 900 milhões.

Na BrasilPrev, do Banco do Brasil, o número de simulações de planos do aplicativo triplicou de janeiro a julho, em reação à tramitação da reforma.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading