Regras da Previdência mudam em 2026 e segurados precisam se preparar para novas exigências

As novas regras da Previdência que começaram a valer em 2026 entram em vigor com alterações importantes para quem está próximo da aposentadoria ou ainda planeja o benefício. As mudanças fazem parte das regras de transição da Reforma da Previdência, criada pela Emenda Constitucional nº 103/2019, que ajusta automaticamente requisitos como pontuação e idade mínima.
Pelo novo sistema, quem busca a aposentadoria por tempo de contribuição pela regra de pontos agora precisa atingir uma pontuação maior, que é resultado da soma entre idade e tempo de contribuição.
Além disso, a regra de idade mínima progressiva também teve ajuste: agora, em 2026, mulheres devem ter 59 anos e 6 meses e homens 64 anos e 6 meses, somando ao tempo mínimo exigido de contribuição, antes de solicitar o benefício.
Essas mudanças podem impactar o planejamento da aposentadoria de muitos trabalhadores, que precisam revisar seu tempo de contribuição e idade para evitar atrasos ou surpresas ao solicitar o benefício junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
