Regulação de Camaçari realiza 90 mil atendimentos em cinco meses e reduz tempo de espera para exames

 Regulação de Camaçari realiza 90 mil atendimentos em cinco meses e reduz tempo de espera para exames

A Central de Regulação de Camaçari registrou 90 mil atendimentos entre janeiro e maio de 2025, incluindo consultas, exames e atualizações cadastrais. Com a descentralização do serviço para as 42 Unidades de Saúde da Família (USFs), os usuários passaram a ter acesso mais rápido à marcação de procedimentos. Exames de maior complexidade, como tomografias e ressonâncias, continuam sendo regulados na sede da unidade, na Rua da Natividade. Dados do primeiro quadrimestre mostram, por exemplo, a realização de mais de 15 mil exames laboratoriais, 6,5 mil atendimentos oftalmológicos, 5,6 mil ultrassonografias e quase 87 mil atualizações do Cartão SUS.

Casos como os de Maria Edilza, 63 anos, e Adriana Barros, 50, ilustram os avanços. Ambas relataram atendimento rápido, desde a consulta até a realização dos exames, graças à presença de reguladores em todas as unidades básicas. Além da marcação de exames e consultas, a Regulação também oferta serviços como o Transporte ao Usuário (STU), para pacientes em tratamento fora do município, e realiza mutirões mensais conforme o mapeamento de necessidades locais, como o mais recente na UBS de Vila de Abrantes, voltado à saúde masculina.

O diretor de Regulação, Lúcio Guimarães, destacou os desafios enfrentados, como a reorganização da rede, a retomada de 29 prestadores e a revisão das agendas de 27 unidades especializadas. Ele apontou ainda uma demanda reprimida de até três anos para exames e cirurgias, que está sendo priorizada com apoio de seis médicos reguladores. “Camaçari tem uma rede de saúde completa, e estamos ajustando sua operacionalização para garantir atendimento de qualidade com profissionais capacitados e eficientes”, afirmou.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.