Reino Unido deixa União Européia após referendo e premiê renuncia cargo

 Reino Unido deixa União Européia após referendo e premiê renuncia cargo

46,5 milhões de eleitores britânicos optaram em um referendo por deixar a União Europeia (EU). A decisão de deixar o bloco europeu venceu por uma diferença de 1,2 milhões de votos, em resultado divulgado na madrugada desta sexta-feira (24). Uma margem de 52% a 48% deu fim a uma aliança de 43 anos.

Uma decisão histórica com potencial para alterar nas próximas décadas toda a estrutura geopolítica mundial. A queda nas Bolsas de Valores da Ásia e os mercados futuros da Europa e Estados Unidos antes mesmo do anúncio da vitória do “Brexit” é uma prova disso.

A libra esterlina, moeda do Reino Unido, despencou e atingiu o menor valor frente ao dólar em 31 anos. No Japão, a Bolsa de Tóquio desabou quase 8%. No Brasil, o dólar fechou abaixo de R$ 3,344 muito antes da divulgação da saída. Trata-se do menor valor em 11 meses.

Renúncia de Cameron

Após o resultado, o premiê britânico David Cameron anunciou sua renúncia. Ele liderou a campanha pela permanência dos britânicos no bloco europeu e afirmou que a escolha do povo britânico precisa ser respeitada e que o “país precisa de uma nova liderança”. Cameron permanecerá no cargo durante as próximas semanas somente para garantir estabilidade no processo de separação.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading