Relatório aponta contatos de Trump com a Rússia

 Relatório aponta contatos de Trump com a Rússia

O procurador especial Robert Mueller apontou, em relatório divulgado hoje (18), que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, cobrou repetidamente ao conselheiro da Casa Branca Don McGahn que interviesse no Departamento de Justiça após a notícia de uma investigação sobre sua campanha presidencial em 2016. A medida de Trump ocorreu após o ex-diretor do FBI James Comey revelar ao Congresso uma investigação sobre a campanha do líder americano e a suposta interferência da Rússia.

Ainda segundo o relatório, Trump disse ao então procurador-geral, Jeff Sessions, que era “o fim de sua Presidência” quando Sessions disse a ele que um procurador especial estava sendo apontado para investigar as ligações entre sua campanha e a Rússia. No entanto, o relatório, de 448 páginas, concluiu que Trump não teve envolvimento direto no conluio feito com o governo da Rússia para interferir nas eleições.

Antes da publicação, o procurador-geral dos Estados Unidos, William Barr, fez um pronunciamento aos jornalistas confirmando que o presidente não recorreu ao seu direito de escolher pessoalmente quais trechos seriam omitidos da versão pública. Muller ainda afirmou que existiram uma série de conexões entre os russos e membros da campanha do atual presidente. No entanto, não há confirmação de crimes cometidos por ele.

De acordo com o documento, a “IRA [Agência de Pesquisa na Internet, um organismo russo conhecido como ‘uma fábrica de trolls’] utilizou contas de redes sociais e grupos de interesse para semear a discórdia no sistema político dos Estados Unidos, protagonizando aquilo a que chamou ‘guerra de informação’”. O relatório de Mueller estabeleceu o início do período em 2014, através dos russos. “A campanha evoluiu de um programa generalizado — concebido em 2014 e 2015 para minar o sistema eleitoral dos EUA — para uma operação mais concreta que, no início de 2016, se focou no combate entre o candidato Trump e a candidata Clinton”, aponta o documento.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading