Relembre fatos do mundo da música que completam dez anos em 2017
Britney surtando e morte de Pavarotti estão na lista
Clichê de início de ano: o tempo voa. Mas é uma verdade inconveniente. Ou vai dizer que não parece que foi ontem que certas coisas aconteceram e quando vamos pesquisar, percebemos que já se passaram dez ou mais anos? 2007, por exemplo, foi o ano em que Britney Spears enfrentou diversos problemas de saúde mental e protagonizou cenas que não foram apagadas da memória dos fãs de música, como raspar o próprio cabelo e ameaçar um fotógrafo com guarda-chuva. Mas nem parecia há tanto tempo, não é mesmo?
Mas o ano não foi feito apenas de polêmicas e momentos tristes nas vidas dos famosos. 2007 foi quando Amy Winehouse lançou o hit Rehab e se tornou uma das cantoras mais conhecidas do mundo. A música, no entanto, tinha uma letra tristemente premonitória e falava sobre a recusa em procurar um centro de reabilitação para viciados.Quatro anos depois, Amy morreria vítima de uma overdose.
Se alguns artistas estavam nascendo, outros anunciavam o fim. É o caso do Audioslave, que decretou o fim da banda após lançar três discos bem-sucedidos. Foi o fim de um dos poucos super grupos que deu certo.
Na música nacional, 2007 foi marcado pelo hit Boa Sorte/Good Luck, parceria entre Vanessa da Mata e Ben Harper, que gerou o maior sucesso comercial na carreira da cantora até hoje.
Rihanna lançou o hit Umbrella, que a transformou em uma das divas pop mais conhecidas no mundo até hoje. A música também teve ótimo desempenho nas paradas e gerou prêmios para a cantora, como dois Grammy.
O ano também trouxe uma notícia agridoce: o fim dos Los Hermanos. Por um lado, os entusiastas fanáticos da banda lamentaram. Só que sendo uma das bandas como maior quantidade de haters no Brasil, também teve quem comemorou a notícia. E não foram poucos.
Já o fim de Sandy e Jr. foi lamentado de forma unânime pelos fãs adolescentes que cresceram acompanhando a carreira dos irmãos. Desde então, um retorno é aguardado, mas se depender dos dois, eles continuarão apenas mantendo seus discretos projetos solos.
Há dez anos também surgiam duplas que mudariam para sempre a cara do sertanejo. Victor e Leo lançou o disco Ao Vivo em Uberlândia, que pavimentou a estrada do movimento sertanejo universitário para outros artistas que modernizavam o gênero com rock, pop, folk e outros estilos.
Em 2007, houve uma grande perda. Há dez anos, morria o tenor Luciano Pavarotti, um dos poucos da história a conseguir inserir a música clássica no segmento da cultura pop.
Sétimo álbum de estúdio do Radiohead, In Rainbows foi um projeto lançado de forma revolucionário na web: o fã decidia quanto queria pagar pelo trabalho. A estratégia fez o álbum se tornar um dos mais vendidos do ano, contrariando todas as expectativas da indústria.