Repórter da Globo descobre que medicamento usado durante 40 anos para depressão estava errado
Jorge Pontual, correspondente da Globo em Nova York (EUA), revelou ter depressão há 40 anos e descobriu que os medicamentos usados no tratamento estavam errados. A revelação foi feita durante o programa “Bem Estar”, da emissora, desta quarta-feira (31), onde ele entrevistou seu próprio psiquiatra, Samuel Sharmat.
“Eu sofro de depressão há quase 40 anos, e só agora estou tomando os remédios certos graças a um novo exame. É um teste genético que dá ao psiquiatra um perfil detalhado de 18 genes ligados à saúde mental. Descobri que justamente durante décadas, eu tomei aqueles que não funcionavam no meu caso. Só que agora eu estou no caminho certo”, afirmou na reportagem.
De acordo com o psiquiatra de Pontual, em um teste feito com o jornalista foi descoberto que ele tem uma variante de um gene que o predispõe à depressão, e outro gene que faz metabolizar os remédios tão depressa, a ponto de não surtirem efeitos.
O psiquiatra receitou ao paciente pílulas que induzem a produção de serotonina, neurotransmissor que diminui a ansiedade, um dos sintomas da doença. Pontual se mostrou aliviado por finalmente tomar os remédios certos para controlar a depressão. “O resultado do teste veio com a lista dos antidepressivos que não funcionam para mim, e eram justamente aqueles que tomei durante décadas. A boa notícia é que veio também a lista dos antidepressivos que funcionam, e ela é bem mais longa. Agora que eu estou tomando o metilfolato e o antidepressivo certo, minha vida mudou, meu humor ficou estável, sem aqueles altos e baixos, em geral mais baixos do que altos, de antes. A depressão ficou sob controle”, disse.