Roseana Murray estará em duas mesas da Flica 2025 nesta sexta-feira (24)

Escritora vai falar sobre o livro infantil “O Braço Mágico”, baseado numa tragédia pessoal que provocou a perda de um braço após o ataque de três cães
Conhecida especialmente por seus livros dedicados ao público infantojuvenil, a escritora e poeta carioca Roseana Murray estará em duas mesas da FLICA 2025, ambas amanhã, sexta-feira (24). Pela manhã, às 9h, ela estará na Fliquinha, para um bate-papo com as crianças; em seguida, às 15h, na Tenda Paraguaçu, ela participa da mesa “Ser Poesia”, com Lívia Natália e Edma de Góis.
Com as crianças, a conversa será principalmente sobre o livro mais recente da autora, “O Braço Mágico”, inspirado num episódio real da vida de Roseana, que no ano passado foi atacada por três cães e perdeu um dos braços. A tragédia, no entanto, ganha um tom mais suave e é transformada numa história de cumplicidade e magia entre a avó poeta e seus netos, que, ao saberem do incidente, querem apenas ter a certeza de que ela está viva.
Roseana diz que decidiu escrever o livro quando ainda estava em processo de recuperação, no hospital: “Estava no CTI (Centro de Terapia Intensiva) quando descobri o que tinha acontecido e me dei conta de que não tinha um braço. Pensei que, para me salvar, deveria escrever uma história para as crianças dando uma conotação mágica, lúdica. E assim dei uma volta num trauma”.
Para a autora, a literatura é capaz de “salvar”: “Ela leva você a outra dimensão e faz conexões com a sua vida. Se você está lendo um poema, ele mexe com você. Se um personagem toca na tua vida, pode te salvar de algo que aparentemente não tem saída”.
Na mesa da Tenda Paraguaçu, Roseana vai falar sobre sua carreira e outro livro de sua autoria, “Anjos”, que traz uma série de poemas e é mais voltado para o público infantojuvenil e adulto. “É um livro sobre anjos, mas não no sentido religioso. É no sentido metafórico: somos anjos de muita gente que está em nosso entorno. Há humanos que aparecem em nossas vidas e que surgem para nos ajudar, como anjos”, explica.
Para Roseana, há diferenças entre a escrita para crianças e a escrita para outras faixas. “Na literatura infantil, trato de temas densos, mas com uma ‘pegada’ diferenciada, mais lúdica e bem-humorada. E uso um entorno mágico, que lida com a meditação”. “O Braço Mágico” rendeu a Roseana sua primeira indicação ao Prêmio Jabuti e a obra está entre os cinco finalistas na categoria melhor livro infantil.
A escritora destaca a importância de participar de eventos literários como a FLICA (Festa Literária Internacional de Cachoeira): “Festas literárias são importantes para a troca com o público e com outros autores. Além disso, fomentam a formação do leitor. É uma troca muito bonita com as pessoas. Duas semanas atrás, participei de uma festa literária em Pirenópolis, em Goiás, e fui aplaudida por três minutos”, diz, emocionada.
SERVIÇO:
FLICA 2025
Quando: 23 a 26 de outubro de 2025
Mesa: Conversa literária “O Braço Mágico” e outras poesias e histórias, com Roseana Murray
Data: 24 de outubro, sexta-feira
Horário: 9h
Espaço: Fliquinha
Mesa: “Ser Poesia”
Data: 24 de outubro, sexta-feira
Horário: 15h
Espaço: Tenda Paraguaçu
Mais informações: flica.com.br | @flicaoficial
Assessoria de Imprensa: VIVA Comunicação Interativa
Tatiane Freitas – Contato: 71 992115722
Nicole Smith – Contato: 71 999907103