Rosemberg discorda de Reinaldinho: “mais provável que parte dos 27,88% que votou em Bolsonaro em 22, vote em Lula em 26

O deputado estadual e líder do Governo Jerônimo Rodrigues na Alba, Rosemberg Pinto (PT), rebateu os ‘cálculos elitorais’ do ex-prefeito de Xique-Xique e um dos coordenadores da campanha de ACM Neto em 2022, Reinaldo Braga Filho, que apontou, em artigo publicado no jornal do ex-prefeito de Salvador nesta quarta-feira (7), “perda de força eleitoral de Lula” na Bahia.
“É mais provável que parte dos 27,88% dos eleitores da Bahia que votou em Bolsonaro em 2022, vote para Lula continuar, do que parte dos 72% dos eleitores do presidente Lula troque por Flávio Bolsonaro, filho do ex-presidente. Na Bahia, apenas um sobrenome, ou uma marca, não costuma vencer as eleições. O eleitor baiano é muito mais exigente em suas escolhas”, sinalizou o petista.
Para Rosemberg, não só a força eleitoral de Lula entre os baianos e baianas, refletida nas urnas no último pleito, mas o trabalho dos governos do PT, tanto federal quanto estadual no desenvolvimento do estado, tem correspondido além das expectativas da população nesses últimos quatro anos.
“Só o Novo PAC Seleções injetará R$ 3 bilhões na Bahia para financiamento de quase 300 obras de construção, ampliação e modernização de unidades de saúde, educação e saneamento. Em Salvador e Região Metropolitana, temos projetos importantes de mobilidade em parceria com o governo Lula, como o VLT, além de obras estruturantes de macrodrenagem que somam quase meio bilhão de investimentos federais na capital baiana, no Subúrbio Ferroviário e na Cidade Baixa, regiões que tiveram pouca atenção do atual grupo que administra a capital do estado, criticou Rosemberg.
Nas eleições de 2022, o presidente Lula venceu em 415 dos 417 municípios baianos e obteve 6.097.815 votos válidos em todo o estado contra 2.357.028 do ex-presidente. Em termos percentuais, a Bahia, com 72,12% dos votos dados ao presidente, ficou atrás apenas do Piauí, com 76,84% dos sufrágios validados, estado que tem uma população quase cinco vezes menor que a Bahia.
07.01.2026
Assessoria de Imprensa
Deputado Rosemberg Pinto (PT)
Liderança da Maioria / Governo na Alba
