Rosemberg Pinto reafirma diálogo sobre Planserv e defende inclusão do esporte na Loteba

 Rosemberg Pinto reafirma diálogo sobre Planserv e defende inclusão do esporte na Loteba

Na tarde desta terça-feira (09), em entrevista à imprensa na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), o líder do governo, deputado Rosemberg Pinto (PT), comentou sobre dois temas que movimentaram a Casa: as manifestações dos servidores estaduais em relação ao Planserv e o projeto de recriação da Loteria do Estado da Bahia (Loteba).

Planserv: retomada das negociações

Questionado sobre a mobilização dos servidores, Rosemberg destacou que não há risco de interrupção no grupo de trabalho criado para discutir melhorias no plano de saúde dos funcionários públicos. Ele lembrou que houve avanços significativos no diálogo entre governo e representantes da categoria, com o objetivo de ajustar o equilíbrio financeiro do Planserv.

“Avançamos bastante, com a sinalização do governo de ampliar sua participação, retornando ao que era anteriormente e fazendo ajustes para que o plano seja equilibrado. Todo mês, o Estado faz um aporte em torno de R$ 26 a 28 milhões. A proposta é que os servidores contribuam com uma parte e o governo com outra, garantindo sustentabilidade”, explicou.

O deputado também informou que já iniciou articulações com o novo diretor do Planserv, além de conversas com o secretário da Serin, Adolpho Loyola, e com o chefe de gabinete do governador Jerônimo Rodrigues. A expectativa é que dentro de cerca de 15 dias a mesa de debates seja retomada e resulte em um projeto a ser apreciado pela Assembleia Legislativa.

Loteba: arrecadação e esporte

Sobre a volta da Loteria do Estado da Bahia, Rosemberg avaliou a proposta como positiva do ponto de vista social e econômico, já que a arrecadação poderá ser revertida em projetos sociais. No entanto, ele defendeu a necessidade de incluir o esporte entre as áreas beneficiadas.

“Esse é um projeto importante. Já conversei com o governador e ele reconhece a necessidade de também contemplar o esporte. Isso deve ser ajustado por meio de uma emenda do relator, sem necessidade de retirada da urgência”, afirmou o parlamentar.

Rosemberg reiterou que o objetivo do governo é construir soluções equilibradas, tanto no caso do Planserv, garantindo atendimento digno aos servidores, quanto na Loteba, fortalecendo políticas públicas com mais fontes de financiamento.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.