Rota Afro do Acarajé de Arembepe é reativada com lançamento de aplicativo cultural

 Rota Afro do Acarajé de Arembepe é reativada com lançamento de aplicativo cultural

Valorizando a cultura afro-brasileira e o ofício tradicional das baianas de acarajé, a Rota Afro do Acarajé de Arembepe retoma suas atividades nesta sexta-feira (25), com um evento a partir das 9h, no Colégio Estadual Professora Nadir Araújo Copque, na Estrada do Coco, km 23. A retomada marca uma nova fase do projeto, que agora ganha reforço tecnológico com o lançamento de um aplicativo que fortalece a visibilidade e a organização das ações culturais e turísticas.

Fruto da parceria entre o Núcleo de Baianas de Acarajé de Camaçari e a Associação Nacional das Baianas de Acarajé (Abam), o projeto conta com apoio da Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria de Turismo (Setur). Um dos objetivos principais é fomentar a atividade das baianas, reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, por meio de ações de formação, distribuição de tabuleiros e incentivo à profissionalização.

A grande novidade do evento é o lançamento do aplicativo da Rota Afro Cultural de Arembepe, desenvolvido por estudantes cotistas da UNEB – Campus XIX de Camaçari, sob orientação do professor Silvar Ribeiro, com apoio da Rede de Afroempreendedorismo, Afroturismo e Empreendedorismo Feminino (Emunde). A plataforma, já disponível para Android e iOS, reúne informações sobre roteiros culturais que exaltam a história e as contribuições dos povos afrodescendentes.

“O aplicativo vai fortalecer a comunicação e dar mais visibilidade às ações dos guardiões da cultura afro local”, destacou Edson Costa XXI, coordenador da Rede Emunde.

Entre os atrativos da rota estão a Rota do Acarajé Maria Felipa, coordenada por Silvana Souza e Rita Maria, em homenagem à heroína negra Maria Felipa; a Rota das Artes, idealizada por Noel Brito, que resgata a ancestralidade por meio da arte em madeira; o projeto Experiência Dedinho de Prosa; e as ações de ativismo ambiental conduzidas por Rivelino Martins.

A expansão do projeto segue no dia 30 de abril, às 9h, com a apresentação do aplicativo para a Rota da Lagoa da Paz, em evento que será realizado no Terreiro Casa do Mensageiro, em Barra do Pojuca.

A Rota Afro do Acarajé de Arembepe atua também na orientação profissional das baianas, abordando temas como a preservação da receita original do acarajé e do abará, o uso correto da indumentária tradicional e o fortalecimento da identidade cultural. Mais do que um projeto turístico, é um movimento de afirmação, respeito e continuidade da herança afro-brasileira.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.