dezembro 03, 2020

970×90

Rui anuncia que Bahia vai receber 500 doses de vacina da Rússia e destaca importância de parcerias

Rui anuncia que Bahia vai receber 500 doses de vacina da Rússia e destaca importância de parcerias

Seguindo com a estratégia de firmar parcerias com países que estão avançando na produção de vacinas contra o novo coronavírus, o governador Rui Costa (PT) informou nesta quarta-feira (9) que a Bahia vai receber 500 doses da imunização produzida na Rússia.

De acordo com ele, o documento original já havia sido assinado e, na terça-feira (8), as partes avançaram para o protocolo mais formal, com garantias que foram enviadas à embaixada russa.

“Vamos estar recebendo, em breve, 500 doses que vamos aplicar para participar dessa linha de pesquisa da vacina russa, que felizmente os primeiros testes feitos em instituições na Europa apresentaram resultados extremamente positivos”, afirmou.

O governador demonstrou confiança no avanço da pesquisa. “Ela segue a linha mais tradicional e antiga no mundo de produção de vacina. Não tem nenhum pulo do gado, inovação recente, o que torna o processo talvez mais seguro e a taxa de acerto vá ser maior porque é a prática mais consolidada de produção de vacinas”, declarou, em coletiva à imprensa.

Já tendo firmado acordos com outros países, a exemplo da China, Rui Costa que o governo de Jair Bolsonaro adote a mesma posição, para não depender apenas de um estudo, que pode vir a falhar, como ocorreu com a vacina de Oxford, cujo os testes foram suspensos após um paciente sofrer efeito adverso.

“Continuamos buscando parcerias. A União deveria estar sendo mais incisiva. Faz parte da pesquisa da ciência o sucesso e, às vezes, o insucesso em determinadas linhas de pesquisa. A estratégia nunca deve ser apostar em uma única linha de vacina, porque na ciência é assim. O ideal é que o país planeje apoiar e participar de várias pesquisas de vacina, independente da nacionalidade que essa vacina venha, porque algumas vão dar certo e outras não”, disse, durante entrega de unidades de saúde no bairro de Pirajá, em Salvador.

Compartilhe
abaixo de Saúde

Sobre o autor

posts relacionados

deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

abaixo de Saúde