Rui Costa disponibiliza nome para o Senado em 2026, mas adia decisão para focar em obras do governo Lula

 Rui Costa disponibiliza nome para o Senado em 2026, mas adia decisão para focar em obras do governo Lula

O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), reafirmou nesta sexta-feira (11) sua disposição para concorrer ao Senado nas eleições de 2026, mas destacou que a decisão final só será tomada no início do ano eleitoral. Em publicação no Instagram, o ex-governador da Bahia ressaltou que, em 2025, seu foco será exclusivo na execução das obras do governo Lula, especialmente as vinculadas ao PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), que ele coordena.

“Coloquei meu nome à disposição para a vaga do Senado. Em 2022, muitos diziam que eu deveria sair candidato, que tinha uma vaga garantida e boa aprovação, mas minha prioridade era concluir o mandato de governador”, afirmou Rui Costa. “Eu gostava muito de ser governador, fazia com paixão e dedicação, e quis ficar até o último dia. Assim fiz, e ainda ajudamos a eleger Jerônimo [Rodrigues], que está trabalhando incansavelmente”.

O petista revelou que já conversou com o presidente Lula sobre o assunto, mas que ambos voltarão a discutir a questão em 2026. “Minha cabeça agora está totalmente voltada para as entregas do governo Lula. Como 2025 não é ano eleitoral, é momento de concentrar todas as energias em obras, creches, escolas, hospitais e outras ações para a população”, explicou.

Rui Costa deixou o governo da Bahia em 2022 após dois mandatos, com alta popularidade, e desde então atua como um dos principais articuladores do Planalto no Congresso. Sua eventual candidatura ao Senado fortaleceria o PT na disputa por uma vaga no estado.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.