Rui Costa diz que vai intensificar diálogo com Coronel para construção da chapa ao Senado em 2026

O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), afirmou nesta segunda-feira (15) que vai ampliar o diálogo com o senador Angelo Coronel (PSD) e com o deputado federal Diego Coronel (PSD) para tratar da formação da chapa ao Senado nas eleições de 2026. A declaração foi feita em entrevista à Rádio Metrópole, em meio às articulações do grupo governista, que hoje reúne três nomes para duas vagas: Rui Costa, Jaques Wagner (PT) e Angelo Coronel.
De acordo com Rui Costa, as conversas já estão em andamento e devem avançar nos próximos dias, sempre com foco na construção de uma solução negociada dentro da base aliada. “Nós estamos dialogando muito. Eu recentemente jantei com o senador Coronel, conversei essa semana com o senador Otto e vou intensificar, nos próximos dias, o diálogo com o senador Coronel e com o filho dele, Diego Coronel, um jovem talentoso e promissor”, afirmou o ministro.
Apesar de evitar antecipar definições sobre a composição da chapa, Rui destacou a importância estratégica da reeleição do senador Jaques Wagner. Segundo ele, Wagner exerce um papel central no projeto político do PT na Bahia e no governo federal. “Ele iniciou todo esse processo de redemocratização da Bahia e ainda tem um papel fundamental ao lado do presidente Lula, liderando o governo no Senado”, pontuou.
O ex-governador da Bahia também relembrou que, em 2022, foi estimulado a disputar o Senado, mas optou por concluir o mandato à frente do governo estadual. “Muita gente dizia que eu me elegeria com facilidade, mas eu não estava fazendo um projeto pessoal. Se fosse preciso ficar sem mandato para garantir a estabilidade do Estado, eu ficaria”, disse Rui Costa, ao reforçar que suas decisões seguem alinhadas a um projeto político coletivo.
