Rui Costa reforça apoio a Jerônimo e descarta retorno ao governo da Bahia em 2026

 Rui Costa reforça apoio a Jerônimo e descarta retorno ao governo da Bahia em 2026

O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), afastou novamente a possibilidade de disputar o governo da Bahia nas eleições de 2026. Em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, na noite desta segunda-feira (7), o ex-governador foi categórico ao afirmar que o nome do grupo político para a sucessão estadual será o atual governador Jerônimo Rodrigues (PT), que buscará a reeleição.

“Eu não serei candidato a governador. O candidato é Jerônimo Rodrigues, isso posso afirmar hoje”, declarou Rui, ao ser questionado sobre seus planos eleitorais. Apesar de descartar a candidatura ao Executivo estadual, o ministro não escondeu o interesse em uma possível disputa para o Senado, tema que já circulava nos bastidores. Segundo ele, qualquer decisão nesse sentido será tomada apenas em 2026, após diálogo com o presidente Lula.

Rui Costa, que governou a Bahia entre 2015 e 2022, tem papel central na articulação política do governo federal. Foi um dos responsáveis pela eleição de Jerônimo e segue como figura influente dentro do PT e do cenário político baiano.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.